segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Exportações de calçados mantém tendência de alta em novembro, com expansão de 12%


         As exportações de calçados mantiveram a tendência de alta em novembro, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Os embarques somaram 11 milhões de pares que geraram US$ 84,2 milhões, 12% e 12,7%, respectivamente, mais do que em novembro do ano passado. Com isso, nos 11 meses do ano, os calçadistas já alcançaram a exportação de 108,2 milhões de pares que equivalem a US$ 871 milhões, números superiores tanto em volume (1,6%) quanto em dólares (3,6%) no comparativo com igual período do ano passado.
        O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressalta que as exportações do segundo semestre “salvaram” a indústria de um ano ainda mais difícil, já que no mercado interno as vendas caíram 11% até o mês de outubro. “As coleções de primavera-verão, comercializadas a partir do segundo semestre de 2016, somadas à valorização do dólar, permitiram que o ano não fosse perdido também nas exportações”, comenta, acrescentando que, no entanto, a base de comparação ainda é muito fraca para se falar em retomada com mais robustez no mercado externo.
       Segundo o dirigente, além da alta da moeda norte-americana, ajudaram no incremento dos embarques as ações do Brazilian Footwear, braço internacional da entidade promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que possibilitou a participação de marcas verde-amarelas nas principais feiras internacionais do mundo ao longo do ano. O executivo comentou que, não fosse a constante oscilação cambial, as exportações poderiam ter logrado resultados ainda superiores. “As inconstâncias políticas e econômicas no Brasil e no mundo fez com que dólar variasse diariamente e de forma abrupta, o que prejudicou muitas das negociações”, avalia.
       Principal destino do calçado brasileiro nos 11 meses de 2016, os Estados Unidos importaram 11,4 milhões de pares verde-amarelos que geraram US$ 195 milhões, resultados superiores tanto em pares (16,6%) quanto em receita (17,6%) no comparativo com igual período de 2015. A Argentina foi o segundo destino no período. Para lá foram embarcados 9,15 milhões de pares por US$ 106,62 milhões, resultados superiores em pares (19,2%) e em dólares (65%) na relação com igual ínterim do ano passado. O terceiro foi a França, para onde foram embarcados 7,52 milhões de pares que geraram US$ 48,14 milhões, incrementos de 12% em pares e 7% em dólares no comparativo com o mesmo período de 2015.
       Entre janeiro e novembro de 2016, o Rio Grande do Sul se manteve como o principal exportador de calçados do Brasil. No período, os gaúchos venderam ao exterior 25,3 milhões de pares que geraram US$ 382,8 milhões, números superiores tanto em pares (42%) quanto em dólares (17,7%) na relação com o ano passado. O segundo foi o Ceará. Nos 11 meses, os cearenses embarcaram 40,24 milhões de pares por US$ 227,68 milhões, resultado inferior em volume (-4,8%) e superior em receita (2,8%) no comparativo com igual ínterim de 2015. Mesmo com uma queda de 12% em volume e 11,4% na receita gerada pelas exportações de calçados, São Paulo seguiu como o terceiro maior exportador. Entre janeiro e novembro, os paulistas embarcaram 8,45 milhões de pares que geraram US$ 98,62 milhões.
 

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