segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Governo do Ceará anuncia que Porto de Pecém se prepara para a abertura de capital

         O governador do Ceará, Camilo Santana (foto), anunciou que o Porto do Pecém, principal equipamento de infraestrutura do Estado e o ativo mais valioso do seu pacote de concessões, se prepara para abertura de capital. A declaração foi feita durante o almoço de confraternização realizado na sexta-feira (9) pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
         Inicialmente, o modelo de concessão estava previsto para ser anunciado em novembro, mas devido ao momento econômico, o governo resolveu adiar para 2017. Segundo o titular da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), André Facó, a apresentação dos ativos deverá ocorrer no próximo trimestre.
         "A ideia é que a gente faça a apresentação dos ativos para os investidores no melhor momento para o mercado, quando eles tiverem maior disponibilidade. E que isso aconteça no primeiro trimestre de 2017, no Road Show. Então, a gente vai lançando os ativos que estiverem mais aptos para o mercado", disse.
         O presidente da Cearáportos, administradora do Porto do Pecém, Danilo Serpa, afirmou que o modelo de concessão ainda está sendo tratado pela Procuradoria Geral do Estado. A parceria poderá abranger não apenas o Porto, mas a administração de todo o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
         "O Porto de Roterdã (Holanda) demonstrou interesse não só no Pecém, mas no desenvolvimento de um polo industrial, por meio de uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação). A expertise deles pode nos ajudar no desenvolvimento do Estado. Então, são todas essas vantagens competitivas que o Porto de Roterdã está vendo para ver como se concretiza essa entrada deles, para o desenvolvimento do Estado", destacou.
         Segundo o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, a expansão da área alfandegada deverá sair nos próximos 8 ou 10 meses, o que deve incrementar ainda a movimentação do Porto do Pecém, especialmente pelo setor de granito, que deverá ocupar a área portuária.
         Até novembro, o Porto do Pecém movimentou 9,88 milhões de toneladas em cargas, volume 41% maior que em igual período de 2015. Apenas em novembro, o crescimento foi de 142% ante igual mês de 2015, sobretudo pelo início das exportações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). "Estamos chegando ao número de 500 mil toneladas de placas de aço embarcadas pelo Porto, em quatro meses de exportações", disse Danilo Serpa. Para 2017, é esperado um crescimento de 40% na movimentação total do Porto.
         Após sucessivos atrasos nas obras, a ferrovia Transnordestina aguarda a liberação de recursos do governo federal referentes a trechos no Ceará e no Piauí. Segundo Sérgio Leite, presidente da Transnordestina Logística, a expectativa é que os recursos sejam liberados em breve para que o empreendimento avance em 2017. "Estamos em plena discussão com o governo federal no sentido de equacionar a liberação desses recursos. E estamos com alguns recursos já para serem liberados", disse.
         De acordo com Leite, representantes da Transnordestina Logística passaram os últimos dias discutindo com o governo tanto o cronograma das obras como o montante a ser liberado que, segundo ele, seria suficiente para avançar com a obra em 2017. Leite ressaltou que no momento a empresa está focada na otimização de recursos, no cronograma e no avanço da obra. "Estamos negociando por etapa. E essa primeira etapa é muito importante. Seria um trecho do Piauí e um do Ceará".

Nenhum comentário:

Postar um comentário