segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Aeroporto de Viracopos ganha espaço de segurança para cargas de alto valor



         A Genetec, empresa líder em soluções de segurança em rede inteligentes e inovadoras, acaba de ter seu Software Security Center instalado, através de sua integradora Brink's, na primeira área aeroportuária de alta segurança de cargas do Brasil, no Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP).  O espaço localizado dentro do Terminal de Cargas (Teca), conta com uma área exclusiva de 2.000m² e possui a mesma infraestrutura utilizada em grandes aeroportos do mundo - como o de Heathrow, na Inglaterra e no Charles de Gaulle, na França – garantindo o gerenciamento logístico seguro e adequado de cargas de alto valor.

        De acordo com Thiago Brandão, engenheiro de segurança eletrônica da Brink's Brasil, Viracopos “é o único que tem uma base de segurança dentro dele no Brasil. O único que tem uma base de segurança formada por uma empresa especializada em transporte de valor e de custódia de valores".  Disponibilizando uma estrutura para oferecer serviços de monitoramento na importação e exportação, o projeto permite que não haja exposição das cargas em nenhum momento do processo legal.
         A área também conta com um espaço exclusivo para cargas que aguardam o processo de paletização, operação que está sendo realizada com total vigilância até o embarque na aeronave.  Segundo Thiago, as instalações precisavam de uma área de carga com mais segurança, onde estão os produtos de maior valor, como celulares, joias, ouro, computadores, entre outros. Com isso, as concessionárias do aeroporto contrataram a Brink's, que utiliza o sistema Security Center para fornecer uma área segura com o gerenciamento de risco dessas mercadorias mais caras.
          "A integração com o sistema de controle de acesso e câmeras da Genetec funcionou da maneira como projetaram. O objetivo é dar segurança para os produtos e equipamentos que estão dentro do aeroporto de Viracopos, que antes, eram tratados como produtos normais. Agora, tudo que tem valor agregado vai para dentro da base de segurança do aeroporto, afirmou. O projeto, que teve início em 2015, começou a ser desenhado em maio/abril do ano passado, teve seu funcionamento em fevereiro de 2016.
        Por meio do Security Center, a Genetec conseguiu unificar a vigilância de vídeo com base em IP, o controle de acesso e o reconhecimento de placas de licenciamento (LPR) em uma única plataforma. Em sua nova versão 5.5, o software oferece um novo modo de recuperação de desastre, níveis de autenticação e criptografia aprimorados, capacidades de arquivamento e exportação de vídeos ainda melhores e suporte para novos hardwares de controle de acessos. Para simplificar ainda mais o gerenciamento de alarmes, o Security Center 5.5 também traz possibilidade de agrupar ou filtrar alarmes por tipo, local ou prioridade, bem como consigam gerenciar acervos inteiros de alarmes para checagem ou adiamento de grupos inteiros.
         O engenheiro de segurança eletrônica da Brink's Brasil explica que, dentro do terminal de cargas há uma guarita com uma central de relacionamento que controla o espaço, do qual, realizam o monitoramento interno. Há também o monitoramento realizado de maneira externa, que pode ser acionado e gerenciado através das câmeras, alarme e controle de acesso. "Ou seja, lá dentro tem uma mini central e fora, temos uma central ainda maior para o monitoramento. Tudo isso para evitar assaltos externos, como já aconteceu, por exemplo, em outros aeroportos, onde ladrões entraram altamente armados e levaram caminhões de equipamentos", explicou.  Ao total, são 100 câmeras HD Axis, controle de acessos HID, centrais de alarmes Risco Group e gerenciador Security Center 5.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário