quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Uruguaiana cria Conselho Municipal de Comércio Exterior, presidido pelo despachante aduaneiro Fábio Ciocca

O COMUCEX (Conselho Municipal de Comércio Exterior), iniciativa pioneira na fronteira oeste gaúcha, tomou posse nessa semana, na  Prefeitura de Uruguaiana (RS), para exercer seu primeiro biênio, no período de 2021/2022.  O empresário Fábio Ciocca, representando a Feaduaneiros, foi nomeado presidente do novo órgão, que será integrado por cerca de vinte representantes de entidades ligadas às atividades de comércio exterior, logística e transporte. “O Conselho  vem a fortalecer ainda mais o desenvolvimento da relação entre o poder público e a iniciativa privada, buscando impulsionar o crescimento econômico da região, e se reunirá periodicamente para identificar as potencialidades e as deficiências do setor, apresentando eventuais soluções ao legislativo e o executivo uruguaianenses”, afirmou Ciocca.

O COMUCEX é um projeto gerado pelas diversas entidades representativas do segmento com o objetivo de contribuir para a evolução das atividades relacionadas com o comércio exterior na região, podendo, inclusive, servir de modelo para outras partes do Estado. Além de Ciocca, o Conselho conta com a presença de outros quatro despachantes aduaneiros: Leandro Lamadril,  igualmente pela Feaduaneiros (Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros), André Mello Michels e Andreia Lindemayer de Oliveira, pelo Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) e Marcelo Bolivar, representando a ACIU (Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana.

A sugestão de criação do COMUCEX foi apresentada pelas entidades do segmento no início desse ano na Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal,  por meio do projeto Fomento à Logística Internacional e ao Comércio Exterior, que visava discutir e criar estratégias de incentivo ao desenvolvimento do setor na região. A partir da adesão do executivo e do legislativo à proposta, foi deflagrado um forte engajamento do setor público e de outros segmentos empresariais apoiando o surgimento do Conselho.

A proposta que originou o COMUCEX  também definiu seis etapas a serem realizadas em um primeiro momento. Duas delas já foram iniciadas: a posse dos conselheiros e a apresentação do projeto para instalação de uma Unidade Policial de Patrulhamento Municipal (UPPM) próxima ao Porto Seco rodoviário de Uruguaiana. Ainda estão em fase de análise o Corredor Seguro para veículos de cargas e de passageiros, a implementação do laboratório habilitado pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária),  o programa de estudo e pesquisa, e a participação de eventos internacionais e reuniões técnicas. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário