segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Estaleiro CSSC Jiangnan entrega navio CMA CGM Patagonia de 15.524 teus a armador francês

O estaleiro CSSC Jiangnan (Grupo) entregou esta semana o navio Maxi-Neopanamax (M-NPX) "CMA CGM Patagonia", de 15.254 TEUs, para a CMA CGM.

O "CMA CGM Patagonia" é a segunda unidade de uma série de 16 navios porta-contêineres que o Estaleiro Jiangnan e seu estaleiro irmão Jiangnan Changxing constroem para a CMA CGM.

A nova embarcação é, no entanto, a primeira unidade movida a GNL desta série, depois do "CMA CGM Zephyr" de 15.356 TEU a apresentar propulsão convencional.

Desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Design Marítimo da China (MARIC), a série de 16 navios será dividida em dois subtipos: cinco navios gêmeos com alimentação convencional de 15.356 TEU e onze navios gêmeos movidos a GNL de 15.254 toneladas.

Denominados "MARIC 15000" e "MARIC 15000 LNG", os navios têm 366 metros de comprimento e 51,00 metros (20 linhas) de largura. Como é chamado de M-NPX, eles são projetados para transitar pelo Canal do Panamá.

A CMA CGM batizará todos os seus navios convencionais "MARIC 15000" com o nome de antigas figuras mitológicas (Zephyr, Hermes, Osiris, etc.), enquanto os navios "MARIC 15000 LNG" levarão nomes de áreas de grande beleza natural (Patagônia, Kimberley, Galápagos, etc.).

Para a CMA CGM, as embarcações M-NPX de propriedade da CSSC fazem parte de um programa mais amplo de construção de novas embarcações que também inclui unidades fretadas da Eastern Pacific Shipping (EPS) e das construtoras sul-coreanas Hyundai Heavy Industry e Hyundai Samho Heavy Industry.

Por razões operacionais, a CMA CGM geralmente "agrupa" a tonelagem movida a GNL em serviços onde há opções de abastecimento de longo prazo. É assim que o "CMA CGM Patgonia" vai ingressar no serviço Ásia-Mediterrâneo da Aliança Oceânica (CMA CGM: 'MEX1'), que já implanta os navios "CMA CGM Tenere", CMA CGM Iguaçu "," CMA CGM Scandola " e "CMA CGM Patagonia" .O novo navio substituirá neste roteiro o "CMA CGM Vela" de 11.040 TEU.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário