sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Porto de Santos prepara licitação histórica com investimento previsto de US$ 395 milhões

O crescimento da movimentação de contêineres no Porto de Santos (SP) continua na casa dos dois dígitos, acumulando 3,6 milhões de TEUs até setembro, 19,6% acima do registrado neste período em 2020 (3,0 milhões de TEUs) a melhor marca já registrada no período.

Este desempenho ocorre apesar da escassez de contêineres que afeta o mercado internacional, ocasionada pela forte demanda que vem sendo registrada nos principais portos dos Estados Unidos, Ásia e Europa.

Os fertilizantes também se destacaram, com alta de 28,6% no acumulado do ano (5,8 milhões de toneladas). No mês de setembro, o aumento foi de 77,1% (871.104 toneladas) em relação a setembro de 2020.

O diretor-geral da Autoridade Portuária de Santos (SPA), Fernando Biral, destacou a importância da implantação, na região de Outeirinhos, do novo terminal STS 53, que será dedicado ao manuseio e armazenamento de minerais sólidos a granel - especialmente fertilizantes e sulfatos - e uma linha ferroviária que permitirá o transporte dessa carga de retorno por via férrea para atender à tendência de crescimento.

Biral comentou ainda que, em linha com o aumento da movimentação de contêineres, “a SPA e o Ministério da Infraestrutura estão preparando a maior licitação já realizada no Porto de Santos, a STS 10, em Saboó, que envolverá investimentos preliminares estimados em US $ 395 , 8 milhões e capacidade para 2,5 milhões de TEUs.

O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, explicou que com o objetivo de agilizar a operação portuária, dados os sucessivos recordes de movimentação obtidos nos últimos dois anos e as projeções de crescimento até 2040, “a Capitania dos Portos tem focado sua atuação não apenas no implementação de novas infra-estruturas, mas também na implementação de inovações tecnológicas, na procura de soluções partilhadas para a atividade operacional do Porto de Santos.

Entre eles, Ribeiro destacou a implantação da norma que estabelece as diretrizes para a colaboração com a comunidade portuária e agentes públicos e privados da região. “E não parou por aí. Demos os primeiros passos para a implantação de uma rede wireless de longo alcance (Internet das Coisas) no Porto de Santos, estratégica para otimizar a logística portuária, e a mudança de plataforma para agendamento de chegada de caminhões para o Porto, que tem novidades que aprimoram o processo ”, disse.

 

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