quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Coca-Cola desiste de usar contêineres por falta do equipamento e embarca 60 mil toneladas de suprimentos em navios graneleiros

 "Quando contêineres ou espaços não podem ser encontrados, devido à crise atual no frete marítimo, temos que pensar em algo diferente de contêineres", disse o diretor de Compras - Logística Global da The Coca-Cola Cross, Alan Smith, por meio de seu LinkedIn conta na qual explicou a decisão da maior empresa de bebidas não alcoólicas do mundo de embarcar mais de 60.000 toneladas de material para suas linhas de produção em todo o mundo em três navios graneleiros. A carga equivale a 2.800 TEUs que tradicionalmente seriam enviados por meio de companhias marítimas.

O executivo observou que a remessa é “a primeira de muitas que esperamos nos próximos meses e um exemplo da excelente colaboração entre nossas equipes de compras, nossos parceiros da cadeia de suprimentos e nossos fornecedores”.

E é que o custo do transporte de contêineres ficou tão descontrolado que a Coca-Cola Co. optou pela mudança do segmento de navios. Em tempos normais, a empresa transporta materiais ao redor do mundo nos mesmos contêineres que movimentam os produtos para o varejo. Com este último mercado em expansão e capacidade limitada, optou por utilizar três graneleiros, normalmente utilizados para o transporte de produtos como carvão e minério de ferro.

A grande vantagem da utilização de contêineres é que eles fazem parte de uma cadeia logística bem estabelecida, que transporta com eficiência as mercadorias do local de fabricação para o local de destino. Os navios de carga podem ser mais baratos, mas podem ser menos convenientes do ponto de vista logístico.

A Coca-Cola, como muitas multinacionais, tem que enfrentar um custo de US $ 14.558 / FEU para transportar produtos de Xangai para Rotterdam, de acordo com dados da Drewry Shipping. Neste ano, as taxas dispararam para múltiplos mais altas do que as observadas pelo menos na última década.

 

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