sábado, 23 de outubro de 2021

"O Mar de Dentro no Continente de São Pedro", de Luiz Reni Marques, será lançado em Rio Grande nesta segunda

O jornalista e escritor Luiz Reni Marques está lançando “O Mar de Dentro no Continente de São Pedro – A importância da Hidrovia na Povoação e Desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, nesta segunda-feira, 25 de outubro, às 17 horas, na Associação Comercial, em Rio Grande (RS). O livro conta a trajetória do modal de transporte aquaviário, do seu início no século 18, com a chegada dos exploradores europeus, o apogeu entre o reinado de Dom Pedro II e a primeira década após o fim da Segunda Guerra Mundial, a decadência provocada pela consolidação das ferrovias e especialmente com a opção pelas estradas de rodagem, e a retomada da sua utilização nos últimos anos, a partir de investimentos em novos terminais, equipamentos e modernas embarcações.

A produção envolveu entrevistas e pesquisas em museus, arquivos, bibliotecas e outras instituições, viagens às localidades da região banhadas pelas águas do Canal de Rio Grande, lagoas Mirim e dos Patos e o vale do Rio Jacuí. O autor, acompanhado do fotógrafo Emílio Pedro, conferiu os resquícios do passado em antigos portos, trapiches, armazéns e navios, hoje em ruínas, guardados apenas na memória de moradores ribeirinhos ou de descendentes de gente que ganhou a vida a bordo de veleiros, vapores e gasolinas, ajudando a construir a economia e a cultura do povo gaúcho. Os dois jornalistas ouviram ao longo de três meses de viagens, relatos, incluindo histórias pitorescas sobre veleiros fantasmas, bolas de fogo cruzando ás águas, piratas que assaltavam navios e jantares sofisticados a bordo de luxuosos vapores. A dupla visitou cidades como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Tapes, Barra do Ribeiro, Guaíba, Porto Alegre, Triunfo, Taquari, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Estrela e Bom Retiro do Sul.

O objetivo é mostrar especialmente a estudantes, mas também a professores e outros profissionais, a dádiva da natureza que é ter um verdadeiro mar interior para fomentar o crescimento econômico, utilizando um sistema de escoamento de pessoas e cargas eficiente, seguro e sustentável.  Destacar  o potencial desse manancial de águas para, quem sabe um dia, aconteça no Rio Grande do Sul o mesmo que em outras regiões do mundo, onde rios e lagos são festejados pelas comunidades locais como as que vivem às margens das bacias do Reno, na Europa, e do Mississipi, na América do Norte, conscientes do papel que essas hidrovias tiveram e seguem tendo para a sua riqueza e qualidade de vida.

O Projeto “O Mar de Dentro no Continente de São Pedro,” por sua importância histórica, econômica e cultural, foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pelo Grupo Wilson Sons, um dos mais importante operadores logísticos do Brasil. Os exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente à rede pública de ensino, universidades, museus, bibliotecas, arquivos e outras instituições, servindo de fonte de consulta e pesquisa, além de ser um instrumento de valorização da hidrovia.  Uma versão no formato áudio-descritivo foi incluída no projeto e será enviada a escolas e centros especializados voltados para estudantes com deficiência visual.

O autor, Luiz Reni Coutinho Marques, foi repórter em Zero Hora, Jornal do Brasil, Revista Senhor, O Estado de São Paulo, Isto É e Folha de São Paulo, correspondente free-lancer na agência Reuters e professor de Redação Jornalística na Famecos da PUCRS. Publicou os romances “Noite Longa Demais” e “O Último Concerto de Jazz”. Ganhou diversos prêmios de Jornalismo. O fotógrafo Emílio Pedroso trabalhou nos jornais o Interior e Zero Hora. A produção do livro foi da Lisboa & Rocha Consultoria, empresa especializada em projetos nas áreas de esporte, cultura e economia, e a realização viabilizada pela Secretaria da Cultura do Ministério do Turismo.  Exemplares podem ser solicitados pelo e-mail cultura@lisboaerocha.com.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário