segunda-feira, 11 de outubro de 2021

União Europeia mantém travada a proposta de compra da DSME pela Hyundai Heavy Industries


A proposta de aquisição envolvendo os principais construtores navais da Coréia do Sul está paralisada por mais de um ano, já que o regulador antitruste da União Europeia não dá sinais de retomar suas investigações sobre o negócio, informou a Yonhap News Agency.

Em 2019, a Hyundai Heavy Industries Holding (HHIH), empresa holding do conglomerado de construção naval global Hyundai Heavy Industries Group (HHI), assinou um acordo com o banco estatal de desenvolvimento sul-coreano (KDB) para comprar a Daewoo. Construção naval e engenharia marítima ( DSME), o segundo maior construtor naval do mundo em vendas.

O acordo está sujeito à aprovação das autoridades antitruste da União Europeia e de cinco países: Coreia do Sul, China, Cingapura, Cazaquistão e Japão. Nesse sentido, China, Cazaquistão e Cingapura aprovaram a operação, que criaria o maior grupo naval do mundo, com uma participação de mercado de 21%.

Enquanto isso, a Comissão Europeia lançou sua investigação aprofundada sobre o acordo em dezembro de 2019, após expressar preocupação de que a transação possa reduzir significativamente a concorrência no mercado de construção de navios de carga, o que poderia levar a preços mais altos. Mais, menos opções e menos incentivos para inovar.

A construção de navios de carga é uma indústria importante para a UE. O transporte marítimo representa cerca de 30% do comércio interno de mercadorias e 90% do comércio externo de mercadorias na UE. As companhias marítimas europeias são os principais clientes das duas construtoras sul-coreanas e respondem por 30% da demanda global por navios de carga.

No entanto, a Comissão suspendeu a investigação antitruste sobre o negócio em julho de 2020, citando a falta de informações da Hyundai Heavy necessárias para aprová-lo. "O relógio (da investigação) ainda está parado", disse Maria Tsoni, porta-voz da Comissão Europeia, acrescentando que a Comissão não tem mais comentários neste momento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário