quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Porto de Santos investe no avanço das inovações tecnológicas para elevar a produtividade

         O Porto de Santos está investindo no avanço das inovações tecnológicas para aumentar a produtividade e atingir patamares mais elevados de eficiência, proporcionando aos usuários resultados mais positivos. Outras metas na busca pelo mesmo objetivo são a redução de custos, a solução de problemas e a otimização de recursos, fatores que motivam as equipes de tecnologia da informação a criarem ferramentas próprias que beneficiem não só a empresa, como´também os clientes.
         O presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Alex Botelho de Oliva, afirmou que além de enriquecerem todo setor, os avanços na área de tecnologia para o porto, nos últimos anos, têm ajudado a melhorar a eficiência do complexo. Com uma variedade de aplicações em sistemas de carga, transporte e logística de tráfego, automação e segurança, a implantação do agendamento de caminhões, por exemplo, veio com o objetivo de reduzir as filas e impedir o acesso de caminhões que não agendaram sua entrada no terminal, evitando as filas quilométricas que travam a entrada do complexo.
        Os terminais portuários, dessa forma, precisam informar ao sistema Portolog — software desenvolvido pela SEP (Secretaria Especial de Portos) –, com sete dias de antecedência, a quantidade de veículos que espera receber. Além disso, as empresas devem solicitar o agendamento de acesso ao porto, informando o tempo mínimo e máximo de acesso ao pátio de triagem da Baixada Santista, onde os caminhões agendados ficam esperando o momento de se deslocar até a região das docas. Essas informações são integradas ao sistema do terminal e fazem a movimentação da carga internamente mais segura, além de mais ágil.
          “A implantação e aprimoramento do sistema de agendamento de caminhões, inicialmente através do SGTC (Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Caminhões) e, posteriormente, em fase de testes, pelo Portolog, foi estratégica para evitar congestionamentos e proporcionar sincronismo às operações portuárias”, disse o dirigente, acrescentando ser essencial tudo estar em sintonia para que o porto funcione com eficiência.
          Para ele, o uso de sistemas de gestão otimizada por empresas do setor de logística vem se inovando cada vez mais, fator crucial para o setor. “O uso desses sistemas é vital, visto que dão ritmo às operações portuárias e estabelecem níveis de produtividade maiores”, ressaltou. Embora muito ainda precise ser feito em termos de infraestrutura para que os portos se tornem mais produtivos e competitivos internacionalmente, o Brasil está caminhando neste sentido. O Porto de Roterdã figura como um exemplo de operação coordenada com a tecnologia: completamente automatizado, o complexo holandês é o maior porto da Europa e o 11º do mundo em movimentação de contêineres – os dez primeiros são asiáticos.
         Segundo Botêlho, as novas tecnologias estão sendo implementadas e serão convertidas em ferramentas de melhora do conjunto dos serviços portuários. “Além dos investimentos públicos no porto, o setor privado também está investindo maciçamente na transformação das instalações e no parque de equipamentos dos terminais portuários. Os leilões de áreas portuárias realizados no final do ano passado e os previstos dentro do Programa de Arrendamentos da SEP permitirão incrementar ainda mais esse processo”, salientou.

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