sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Transbordos no Canal do Panamá devem ter um salto de dois dígitos após conclusão das obras

Os analistas da Drewry Maritime Research informaram que a atividade de transbordo do Canal do Panamá deve ter um salto de dois dígitos como resultado da abertura do canal que deve ter sua ampliação concluída em 2016. Posteriormente o crescimento anual deve ser de cerca de 5%. O projeto que já atingiu 85% de conclusão, deve ter acesso de embarcações de 14.000 TEU, aumentando assim a demanda por opções de transbordo. Ainda segundo a Drewry, o Canal do Panamá poderá ter um rendimento de 6 milhões de TEU por volta de 2024. A atividade de transbordo na América Centra/ Caribe em geral também deverá crescer, como resultado da expansão. Atualmente quase toda a carga de transbordo movida através do canal é realizada exclusivamente pelo terminal de Hutchison’sBalboa, com um pequeno número que passa através do terminal PSA’s Rodman. Em 2014, a Drewry estimou que 3,4 milhões de TEU de carga de transbordo foram movimentadas na Costa do Pacífico, sendo que o terminal de Hutchison foi responsável por 3,2 milhões de TEU e o PSA por 230.000 TEU. Para lidar com este fluxo de cargas, os dois terminais planejam aumentar a capacidade de suas instalações existentes. Hutchison já está trabalhando para aumentar em 5 milhões TEU, ainda a tempo da abertura do canal, enquanto o PSA assinou uma concessão de 20 anos, ainda em 2014, para expandir sua capacidade em 1.8 milhões TEU. A Autoridade do Canal do Panamá (ACP, sigla em inglês) também divulgou detalhes de seu próprio hub de transbordo na entrada do Pacífico. A nova unidade será aberta com uma capacidade inicial de 3,2 milhões de TEU, com possibilidade de expansão para mais 2 milhões de TEU no futuro.


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