quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Diretor da Antaq defende maior integração entre os diversos modais

O diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Adalberto Tokarski, afirmou que a Lei 13.081, de janeiro de 2015, foi um avanço significativo para o transporte hidroviário e contribuirá, de forma decisiva, para o uso múltiplo das águas. A norma dispõe sobre a construção e a operação de eclusas ou de outros dispositivos de transposição hidroviária de níveis em vias navegáveis e potencialmente navegáveis.
O art. 1O da Lei determina que “a construção de barragens para a geração de energia elétrica em vias navegáveis ou potencialmente navegáveis deverá ocorrer de forma concomitante com a construção, total ou parcial, de eclusas ou de outros dispositivos de transposição de níveis previstos em regulamentação estabelecida pelo Poder Executivo do ente da Federação detentor do domínio do corpo de água.”
Torkarski argumentou que as hidrovias são uma importante ferramenta logística para o transporte eficiente de riquezas. Explicou que as vantagens do modal hidroviário em relação aos outros são inúmeras citando desde a menor emissão de poluentes até a maior eficiência do que os demais. Mas ressalva que não deve haver conflito entre os modais e, sim, uma integração. “A rodovia deve ser utilizada, mas em pequenos trechos. As ferrovias também são importantes, portanto, o que nós defendemos é a multimodalidade, que haja uma integração e complementaridade entre os modais, sempre visando à melhoria na logística e ao aumento na eficiência do transporte de cargas”, esclarece o executivo.

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