terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Indústria ferroviária prevê substituir 40 mil vagões e 1.400 locomotivas este ano

A indústria ferroviária foi um dos poucos setores a fechar o ano passado em alta. As expectativas para  o ano foram superadas, resultando em 70% de crescimento em relação a 2013, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). De acordo com a entidade, a produção de vagões de carga superou as 4 mil unidades, enquanto o número de carros de passageiros produzidos este ano ultrapassou 390. No caso das locomotivas, a previsão até o fechamento desta edição era de 80 unidades fabricadas. Todos estes números servem para exemplificar o potencial do setor ferroviário para a indústria de fundição, que em 2015 deve passar a contar com um novo aliado: o plano de renovação da frota ferroviária. A iniciativa partiu da Abifer e  teve o apoio da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), do Ministério dos Transportes, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.  A proposta contempla a substituição de 40 mil vagões e 1.400 locomotivas obsoletos por 18 mil vagões de maior capacidade e 600 locomotivas mais potentes. O processo de substituição será diluído em dez anos. Para se ter ideia do que este volume representa, em 2013 a frota de vagões e locomotivas no país somava 100.010 e 3.200 unidades, respectivamente

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