segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Projeto de deputado pernambucano reduz competência da Antaq sobre consessões de terminais
O projeto de Lei 7814/14, apresentado pelo deputado federal
Mendonça Filho (DEM-PE), referente ao marco legal que rege o sistema portuário
brasileiro poderá ser alterado para dar maior autonomia aos gestores
locais dos portos organizados, ou seja, aqueles terminais localizados em
área pública, mas concedidos ou arrendados à iniciativa privada, tirando autonomia da Antaq para decidir sobre os contratos de arrendamento. O
projeto quer reverter os efeitos da Medida Provisória dos Portos (MP
595/12) nos pontos em que as competências antes garantidas ao poder
local, à administração dos portos e aos CAP’s - Conselhos de Autoridade
Portuária, foram transferidas e centralizadas pela Agência Nacional de
Transportes Aquaviários (Antaq) e pela Secretaria de Portos da
Presidência da República (SEP). O parlamentar defende a
ideia de que devolver aos administradores dos portos e aos CAP’s a
competência de firmar contratos, elaborar editais e proceder licitações
que digam respeito à atividade portuária tornará todo o sistema mais
eficiente, barato e resguardado de eventuais atividades de corrupção.
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