terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Exportadores gaúchos garantem que têm carga para justificar ampliação da pista do Aeroporto de Porto Alegre

Os empresários do Rio Grande do Sul garantem que existe carga suficiente no estado para investir na ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), dos atuais 2.280 m para 3.200 m, permitindo a operação de grandes cargueiros que hoje utilizam os terminais de Curitiba (PR) e Campinas (SP). A polêmica em torno do assunto foi gerada pela declaração do ministro da Aviação Civil, o gaúcho Eliseu Padilha, afirmando que a economia regional não teria produtos suficientes para justificar a obra. A posição, na verdade, é refutada por outro ministério, o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, informando que nos últimos cinco anos mais de 90% das exportações, via aérea, do estado foram despachadas por outras unidades da federação por falta de condições de realizar a movimentação no Sul. "Apoiamos a construção de um novo terminal (o Aeroporto 20 de Setembro, que seria erguido em Dois Irmãos, a 50 km da capital, pela iniciativa privada), mas a duplicação da pista e outras melhorias no Salgado Filho são necessidades imediatas para atender a demanda já existente", reivindicou o presidente da Fiergs, Heitor Muller. O presidente do Setcergs (o sindicato das transportadoras rodoviárias do estado), Afrânio Kieling (foto), elogiou o nova posição de Padilha, garantindo que as obras serão executadas. Ele admitiu que também existem deficiências no acesso ao terminal, mas considerou que as condições permitem as movimentações. "Não temos o melhor acesso ao terminal, mas é satisfatório, não vejo necessidade imediata de obras, talvez em 10 anos, não agora. Já a ampliação da pista deve ser tratada como prioridade, destacou.

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