quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Libra Terminais Rio torna processo de desunitização para armazém mais ágil e eficiente


             A Libra Terminais Rio, unidade de negócios do Grupo Libra no Rio de Janeiro (RJ), está aprimorando cada vez mais seus serviços para tornar o processo de desunitização para armazém (retirada de cargas dos contêineres) ainda mais ágil e eficiente. 
“Cerca de 90% dos processos são atendidos dentro de 40 horas a partir da descarga dos contêineres. Em 2013, investimos em um projeto de melhoria com metodologia Six Sigma estipulando meta de 70%, e esta tem sido superada. Estamos atuando em alto patamar de produtividade e pretendemos atingir o nível máximo de excelência”, diz Guilherme Rosa, Gerente do Armazém da Libra Terminais Rio.
Um dos principais destaques dentro das ações de melhoria foi a distribuição de recursos, que resultou no aumento da capacidade de produtividade. A companhia ampliou em 20% o quadro de colaboradores para iniciar as operações no período noturno e nos finais de semana. Além disso, reuniões com clientes ajudaram a alinhar processos e aprimorar a comunicação.
Tudo começa antes do contêiner ser descarregado, quando o agente de carga nos envia uma solicitação de desunitização com pelo menos 48 horas de antecedência à atracação do navio. Esta antecedência nos possibilita planejar a descarga do contêiner do navio, que deve ir direto para a área operacional, e os recursos que serão empregados na operação. Em seguida, o contêiner é posicionado e a desunitização é iniciada. Verificamos a situação das mercadorias (quantidade, identificação, peso e avarias) e, logo depois, o Certificado de Averbação fica disponível para emissão no portal do Grupo Libra.
Após a averbação, é hora de registrar a declaração de importação ou de trânsito aduaneiro nos sistemas da Receita Federal. Nesta etapa, a carga é nacionalizada. Liberada pela Receita Federal, a carga é entregue ao cliente e os contêineres vazios são devolvidos aos armadores. O processo é, então, concluído.
“O nosso principal foco, nesse momento, é trabalhar para reduzir o tempo de carregamento de cargas. Nossa equipe está altamente empenhada para ampliar o potencial e conquistar os maiores níveis de produtividade e eficiência, o que garantem a satisfação dos nossos clientes”, destaca Guilherme Rosa.
No que diz respeito ao processo de “recebimento de cargas”, a Libra Terminais Rio é uma das referências no mercado. A companhia possui um amplo armazém com câmara climatizada, que opera entre 15ºC a 25ºC, dependendo da necessidade do cliente, para receber produtos que necessitam de anuência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que requerem cuidados especiais de armazenamento. No Rio de Janeiro, a Libra Terminais Rio é o único terminal portuário com uma área cercada segregada e totalmente destinada a cargas de anuência da Anvisa. Diferenciais claros da Libra incluem a preocupação com a higienização do local e a estrutura que permite a subdivisão por produtos: Medicamentos, insumos, correlatos e produtos para a saúde; Cosméticos e seus insumos; Saneantes; Alimentos; e Medicamentos controlados pela portaria 344/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário