quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
BTP está pronta para receber navios maiores com aprofundamento do calado do canal de acesso em Santos
A
BTP (Brasil Terminal Portuário) está preparada para receber embarcações maiores, a partir do aprofundamento do
canal de navegação do porto de Santos (SP) homologada pela Marinha essa
semana. O novo calado operacional restabelece o nível de competitividade da
BTP em relação aos operadores portuários instalados no complexo santista no
recebimento de carga conteinerizada. Antonio Passaro, diretor-presidente da BTP, afirmou estar muito
satisfeito com o novo calado homologado, porque considera que a medida é de suma
importância para os negócios da empresa. Com a homologação, a nova
configuração do canal apresenta no trecho 4, até a área onde está
instalada a BTP, calado operacional de -13,2 metros, profundidade
idêntica à autorizada para os trechos 1, 2 e 3. O diretor de operações da BTP, João Mendes, disse que os três
berços do terminal, que totalizam 1.108 metros de extensão de cais
acostável, já têm calados operacionais homologados entre -12,9 metros e
-13,9 metros na baixa-mar, sendo que -13,9 metros representa a maior
profundidade de berço autorizada no Porto de Santos. A expectativa da empresa agora é de que as novas obras de dragagem, a cargo
da SEP (Secretaria Especial de Portos), resultem em profundidades ainda
maiores no médio prazo, alcançando patamares entre -15,4 e -15,7 metros
de calado operacional em toda a extensão do canal do porto, o que
permitirá aos operadores portuários o recebimento de navios com
capacidade superior a 9 mil Teus.
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