quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

BTP está pronta para receber navios maiores com aprofundamento do calado do canal de acesso em Santos

A BTP (Brasil Terminal Portuário) está preparada para receber embarcações maiores, a partir do aprofundamento do canal de navegação do porto de Santos (SP) homologada pela Marinha essa semana. O novo calado operacional restabelece o nível de competitividade da BTP em relação aos operadores portuários instalados no complexo santista no recebimento de carga conteinerizada. Antonio Passaro, diretor-presidente da BTP, afirmou estar muito satisfeito com o novo calado homologado, porque considera que a medida é de suma importância para os negócios da empresa. Com a homologação, a nova configuração do canal apresenta no trecho 4, até a área onde está instalada a BTP, calado operacional de -13,2 metros, profundidade idêntica à autorizada para os trechos 1, 2 e 3. O diretor de operações da BTP, João Mendes, disse que os três berços do terminal, que totalizam 1.108 metros de extensão de cais acostável, já têm calados operacionais homologados entre -12,9 metros e -13,9 metros na baixa-mar, sendo que -13,9 metros representa a maior profundidade de berço autorizada no Porto de Santos. A expectativa da empresa agora é de que as novas obras de dragagem, a cargo da SEP (Secretaria Especial de Portos), resultem em profundidades ainda maiores no médio prazo, alcançando patamares entre -15,4 e -15,7 metros de calado operacional em toda a extensão do canal do porto, o que permitirá aos operadores portuários o recebimento de navios com capacidade superior a 9 mil Teus.



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