segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cosco consegue aprovação para movimentar carga de cabotagem com navios de bandeira estrangeira na China

A Cosco Container Lines conseguiu aprovação do governo Chinês para transportar contêineres entre Shanghai e outros portos chineses utilizando três embarcações de sua propriedade e de bandeira estrangeira. A decisão marcou o lançamento oficial do projeto piloto de Pequim para liberar restrições à cabotagem no país. Os navios Cosco Surabaya, Cosco Veneza e Cosco Wellington, todos de bandeira de Hong Kong, integram o primeiro lote. Unidades pertencentes à China Shipping Container Lines igualmente estão sendo designados para participar da ação. Apesar de avalizar esta operação, o governo da China manteve a proibição de atuar no país a outros navios pertencentes a companhias estrangeiras de comércio, visando a proteger as transportadoras nacionais da concorrência indesejada de grandes armadores estrangeiros, como a Maersk, que desejam operar na cabotagem com navios de bandeira estrangeira na China. Segundo relatório da Organização daws Nações Unidas, os navios de propriedade chinesa ocuparam 12% do total das operações mundiais em janeiro de 2014, e 63% de sua tonelagem foi marcada no exterior. Outro estudo, encomendado pelo governo de Pequim, revela que as perspectivas são de que os transbordos poderão ser responsáveis por 75% da taxa de transferência do porto em 2030. Agradando a uns e a outros não, algumas operadoras sugeriram transferir a maior parte de seu transbordo de Hong Kong para a China, que oferece taxas mais baixas, caso não houvesse restrições a cabotagem. No momento, Hong Kong permanecerá relativamente intocada pela flexibilização das regras de cabotagem, devido à sua distância até Shanghai.

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