domingo, 11 de junho de 2017

Vazamento de gás amônia atinge instalações da Cutrale no Macuco, no litoral norte de São Paulo

         Um vazamento de gás de amônia atingiu a empresa Cutrale, localizada no Macuco, em Santos, no litoral paulista, na última sexta-feira (9). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6 horas por conta do forte cheiro da substância. Por volta das 6h45, o vazamento já havia sido controlado.
        Segundo os bombeiros, o acidente teria começado após um problema no manômetro, instrumento que serve para medir pressão em processos industriais. Por segurança, por volta das 7h30, teve início uma nova vistoria na empresa, já que o cheiro do produto havia sido sentido mais uma vez pelas equipes que estavam no local, mas não houve registro de um novo vazamento.
        O engenheiro Paulo Sérgio Fonseca, da Companhia Ambiental do Estado De São Paulo (Cetesb),disse que o órgão chegou ao local por volta das 7h30, quando o cheiro forte do produto havia sido sentido mais uma vez. Ainda de acordo com Fonseca, com a troca da peça, as operações da empresa estão liberadas para ocorrer normalmente. "A ação dos brigadistas da empresa ocorreu cerca de cinco minutos após o início do vazamento". 
        Em nota, a Cetesb informou que "foi pequena a quantidade de produto vazado" e que avaliará, após o atendimento de emergência, "quais providências administrativas devam ser tomadas contra a empresa Cutrale". Além de equipes da Cetesb, a Defesa Civil de Santos e Polícia Militar foram acionadas. Por segurança, a Rua João Luso, que dá acesso à empresa, chegou a ser interditada, mas já foi liberada.  
       Alguns moradores das imediações da empresa acordaram assustados com o cheiro forte. Paulo Alves Garcia, de 60 anos, conta que, além do cheiro, sentiu, por volta das 6 horas, irritação na garganta. "Eu e minha esposa moramos a 20 metros da empresa. Liguei para os bombeiros e me disseram que já estavam a caminho. Agora (por volta das 8 horas) está suportável, mas mais cedo estava de se passar mal", relata.
       A dona de casa Maria de Lourdes Espinha Garcia, de 65 anos, também acordou com o forte odor. "Dormi com as janelas abertas e logo que abri os olhos senti  o nariz ardendo, achei que fosse algo comigo, mas logo todos da casa apresentaram o mesmo sintoma. Fechei toda a casa e liguei os ventiladores", lamentou ela.
        Em nota, a Sucocítrico Cutrale informou que ocorreu um vazamento de amônia em um manômetro da linha que alimenta a entrada de um evaporador da câmara frigorífica. Tão logo percebido o odor de amônia,  os colaboradores da área de refrigeração fecharam a válvula de segurança do respectivo manômetro, interrompendo assim o vazamento de gás.
        Em sequência, conforme procedimento de segurança, foi recolhido todo o líquido do sistema de refrigeração. O vazamento foi detectado de forma rápida e assim reparado o quanto antes.
Ainda, conforme procedimento de segurança, foi acionado o Corpo de Bombeiro que compareceu imediatamente após sanado o problema, mas ainda assim o odor de amônia permanecia no local.
       Apenas por precaução, o Corpo de Bombeiro isolou a rua lateral onde se deu o vazamento e informou que apenas uma ocorrência envolvendo um pedestre que ao passar pelo local no momento da ocorrência, alegou sentir-se mal e foi encaminhado ao Pronto Socorro Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário