quinta-feira, 22 de junho de 2017

Estados Unidos suspendem importação de carne in natura do Brasil por considerar fiscalização do país insatisfatória

         Os Estados Unidos suspenderam todas as importações de carne bovina in natura do Brasil nesta quinta-feira, devido a recorrentes preocupações sobre sanidade de produtos, afirmou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). O anúncio foi feito no final da tarde, pegando de surpresa exportadores brasileiros.
         Em março, o USDA aumentou a realização de testes para a carne fresca e produtos prontos de carne do Brasil, como precaução após a operação Carne Fraca, envolvendo fiscais sanitários. O controle sobre produtos importados pelos EUA é considerado um dos mais exigentes do globo e costuma influenciar outros países.
         A suspensão do USDA vai continuar até que o Ministério da Agricultura do Brasil tome medidas corretivas, as quais o USDA considera satisfatórias”, de acordo com comunicado.  A avaliação do departamento é de que, por enquanto, a fiscalização exercida pelas autoridades brasileiras ainda não apresenta índices confiáveis.
        A decisão dos Estados Unidos é o maior importador mundial de carne in natura e a decisão pode repercutir junto a outros compradores de carne do Brasil. Esse é o temor dos exportadores brasileiros que contavam com o "aval" norte-americano para buscar outros mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário