sexta-feira, 30 de junho de 2017

Cesa vende apenas dois de seis armazéns previstos no Rio Grande do Sul

         A Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns) vendeu apenas duas de seis unidades no primeiro semestre. Em março, a Secretaria estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul apresentou um plano de negociação dessas seis filiais, com o objetivo de fazer caixa para o pagamento do acordo feito referente à dívida de ação trabalhista.
         As seis plantas - Júlio de Castilhos, Santa Rosa, Nova Prata, Cruz Alta, Passo Fundo e Santa Bárbara, foram avaliadas em R$ 54 milhões. As duas vendidas - Júlio de Castilhos e Nova Prata, renderão R$ 8m38 milhões. As filiais de Caxias do Sul e Estação foram a leilão, mas esses recursos serão utilizados para pagar outras dívidas.
         Segundo o presidente interino da Cesa, Claudio Cava Correa, a planta de Santa Rosa vai novamente à venda na próxima segunda-feira. O edital do armazém de Cruz Alta também deverá sair na semana que vem. A companhia pretende dar seguimento ao plano de venda, que na segunda fase inclui as unidades de Erechim, São Gabriel I e II e Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões.
         Nesse caso, 60% do valor irá para o cumprimento do acordo, 30% para a Cesa e 10% para formar reserva para pagamento de outras ações. Após essas duas fases, o governo gaúcho tem ainda planos de privatização ou de parcerias público-privadas (ppps) para as demais unidades. As exceções são as unidades portuárias, localizadas em Rio Grande, Estrela e Porto Alegre, que são concessões feitas ao Estado e, por isso, não podem ser negociadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário