quinta-feira, 22 de junho de 2017

Embaixador da UE no Uruguai diz que "o bloco quer acelerar as negociações com o Mercosul"

         O embaixador da União Europeia (UE) no Uruguai, o espanhol Juan Fernández Trigo, disse nesta quinta-feira (22) que há dentro do bloco "instruções muito claras para tentar acelerar o máximo possível as negociações" com o Mercosul. A informação é da agência EFE. "As duas delegações estão muito convencidas de que é preciso dar um empurrão antes do fim de ano nestas negociações", disse Trigo, durante o segundo dia do 1º Fórum de Investimentos Europeus no Uruguai, em Montecidéu.
         O diplomata espanhol explicou que no dia 3 de julho será realizada "outra rodada de negociações", dando sequência à  reunião de negociações ocorrida em maio entre o Mercosul e a UE na Argentina.
"Acredito que há um bom ambiente de trabalho [para as negociações], e é verdade que também há muito o que fazer, já que as conversas estiveram paralisadas durante muito tempo", comentou.
         Ele lembrou do enorme "potencial" do acordo entre os dois blocos. "Não podemos esquecer que o nível de investimento que já existe neste momento por parte da Europa no Mercosul é de aproximadamente 400 bilhões de euros. Portanto, se criamos um mercado de 750 milhões de pessoas, essa expansão poderia levar a cifras importantíssimas", reiterou Trigo. O diplomata espanhol enfatizou ainda que "a UE é responsável por 37% dos investimentos estrangeiros" na América Latina em geral e que acredita que esta cifra pode aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário