segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Portos do Paraná movimentam 57 milhões de toneladas de cargas em 2020, expansão de 8%

 

          O saldo comercial atingiu US $ 6.520 milhões e a receita gerada com os produtos enviados pelos portos do Paraná foi de US $ 17.270 milhões. As exportações pelos terminais do Estado em 2020 superaram as importações em 60,65%. Enquanto isso, os produtos importados por Paranaguá e Antonina foram de US $ 10.750 milhões.

          Luiz Fernando García, presidente da estatal Portos do Paraná explicou que “esse superávit comercial gerado pelos portos de Paranaguá e Antonina é fundamental para o equilíbrio da economia nacional e gera benefícios para o país, para o estado e especialmente para as cidades do litoral paranaense ".

          Além disso, segundo ele, "a atividade portuária sustentou a economia do país e evitou que os impactos da pandemia fossem ainda maiores. A agricultura cria um círculo virtuoso, gerando empregos no campo, no transporte, na armazenagem e na atividade portuária", lembra Garcia. “Até as importações são afetadas pela produção rural, já que o principal produto que vem do exterior são os fertilizantes”

          A movimentação geral dos portos paranaenses em 2020 foi de 57,34 milhões de toneladas. 8% a mais que em 2019, com 53,2 milhões de toneladas. Nessa marca, que é histórica para o porto, as exportações somaram 36,33 milhões de toneladas, ou seja, 63,36% do total. As importações, por sua vez, representaram 36,64% do movimento total, com um total de 21 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário