quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Participação das compras online na América Latina é de apenas 6% do total mundial, aponta Unctad

 

          O Índice de Negócios e Consumidores de e-commerce da UNCTAD (B2C) 2020 apontou que a participação da América Latina e do Caribe nas compras online em todo o mundo era de apenas 6% do total mundial em 2019. Isto, apesar de representar 9% do população mundial com mais de 15 anos e 11% dos usuários da Internet no mundo.

          O relatório da UNCTAD indica que cinco países representam 92% dos compradores online na ALC, muito mais do que sua parcela (72%) na população da região. A falta de confiabilidade do e-mail é a maior fraqueza da infraestrutura do comércio eletrônico na região, especialmente no Caribe.

          Como visto globalmente, a COVID-19 impulsionou as compras online na região. Por exemplo, 7,3 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez durante a pandemia. E na Argentina, o número de compradores online pela primeira vez durante a pandemia foi equivalente a 30% da base de compras online de 2019.

          A Costa Rica se tornou o país com melhor desempenho na região da América Latina e Caribe (LAC), substituindo o Chile. Estão concluídos os dez primeiros classificados na região nesta matéria: Brasil, República Dominicana, Colômbia, Uruguai, Jamaica, Trinidad e Tobago, Peru e Argentina.

          Ressalte-se que o Índice de e-commerce UNCTAD entre Empresas e Consumidores (B2C) 2020 classifica 152 países com base na preparação para este tipo de comércio e desta vez foi liderado pela primeira vez pela Suíça - país que em 2019 contabilizou para 97% de sua população com acesso à internet, seguido pela Holanda. As únicas economias não europeias entre as 10 primeiras são Cingapura, que está em quarto lugar, e Hong Kong, China, em 10º.

 

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