quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Governo argentino quer federalizar Hidrovia Paraguai-Paraná com o objetivo de reduzir custos logísticos

 

          O Conselho Federal de Hidrovias (CFH)da Argentina realizou sua primeira reunião para avançar no processo de federalização e aprimoramento integral na coordenação política e estratégica da Hidrovia Paraguai-Paraná, a fim de beneficiar o comércio nacional e oferecer soluções que reduzam custos logísticos e a melhoria da as ferramentas dos produtores nacionais.

          O ministro dos Transportes da Argentina, Mario Meoni, liderou a atividade. Além disso, participaram governadores e representantes das sete províncias que compõem o Conselho, organizações públicas, privadas, não governamentais, sindicais e outras entidades e acadêmicos dedicados ao assunto.

          A medida faz parte do Plano de Modernização dos Transportes que o Governo Nacional está implantando no país. O ministro indicou que “temos que pensar no futuro que vem, não só na produção integral do nosso país, mas também dos barcos. Freqüentemente, definimos metas sem analisar o contexto global em que os negócios ocorrem. O rio deve ser adaptado em suas larguras e profundidades para que possa continuar a atender as embarcações que são cada vez mais importantes para os custos logísticos ”.

          O responsável pela carteira também indicou que nos próximos dias espera-se receber o máximo de documentação possível para definir o tipo de obra, layout e âmbito. A navegação no rio Paraná, segundo Meoni, será garantida durante todo o processo de premiação até que o novo premiado esteja trabalhando.

          Meoni expressou a ideia de “desenvolver o comércio exterior, com portos capazes de exportar e gerar tráfego marítimo e fluvial que permitam o crescimento do comércio em outras áreas do nosso país. Para nós é uma rede que integra apenas os rios Paraná, Paraguai, La Plata e a orla que deságuam no Canal Magdalena. A hidrovia funciona, mas queremos que todo o sistema funcione como um todo ”.

 

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