sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Portos chineses dominam top 25 mundial de movimentação de contêineres em 2020


 

          Os principais portos chineses conquistaram o topo do ranking mundial em 2020, com os terminais do país ocupando agora cinco das seis primeiras posições. Com o boom nos volumes de comércio transpacífico, Qingdao subiu para a sexta posição durante o ano, enquanto a número um, Xangai (foto), saltou à frente de seu concorrente mais próximo, Cingapura, aumentando sua liderança em quase 10% para 6,7 ​​milhões de TEUs. Enquanto isso, Tianjin registrou o maior crescimento dos portos chineses, com 6,1%, relata a Alphaliner.

          No geral, o crescimento dos 25 maiores portos de contêineres do mundo foi estável a ligeiramente positivo em 2020, apesar do impacto - positivo e negativo - da pandemia de Covid-19. Os 25 principais portos movimentaram um total de 395,7 milhões de TEUs, um aumento de 0,55% em relação aos 393,5 milhões registrados em 2019.

          O desempenho aumentou em 13 portos da lista - 7 na China e 2 nos EUA (Los Angeles / Long Beach, Nova York) - refletindo o forte apetite dos consumidores ocidentais durante a pandemia. Antuérpia, Tanjung Pelelas e Ho Chi Minh também apresentaram crescimento positivo. Entre os 25 principais portos, o Tanger Med registrou o maior crescimento global de 20%, após subir rapidamente no ranking desde 2018, quando ficou em 48º lugar em termos de volume.

         Em contraste, os perdedores notáveis ​​no ano incluíram Jakarta, Kaohsiung, Colombo e Laem Chabang e, no geral, 12 portos viram seus volumes cair em 2020. Hong Kong também caiu um degrau depois que os volumes caíram quase um a dois%.

         Na Europa, Antuérpia adicionou 170.000 TEUs de volume durante o ano, representando um aumento de 1,4% na movimentação, e o porto mantém sua 14ª posição. Além de ser uma "força motriz" para a MSC, ávida por crescimento, o porto belga se beneficiou no início de 2020 com os volumes excessivos redirecionados de Le Havre, onde a agitação trabalhista atrasou o trabalho por várias semanas.

 

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