quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Canal do Panamá inicia projeto de ampliação da zona de fundeio do Monte Lirio


 

          O Canal do Panamá anunciou que iniciou o projeto de ampliação da zona de fundeio do Monte Lírio, no âmbito dos investimentos em melhorias na infraestrutura do Canal, a fim de oferecer maior flexibilidade aos seus clientes. O ancoradouro, localizado a sudeste da eclusa Agua Clara, no Lago Gatún, permitirá o ancoradouro de até três navios Neopanamax simultaneamente.

          Para realizar a ampliação, detalhou a partir da rota interoceânica, uma equipe especial foi necessária para limpar as árvores e troncos que estavam submersos no entorno. Em seguida, foi feito um mapeamento e medição da área para confirmar se o fundo do mar era capaz de ancorar com segurança o tipo de embarcação até 15 metros de calado.

          Conforme relatado, as ancoragens permitirão sites adicionais para garantir a travessia das embarcações Neopanamax na hidrovia, permitindo maior agilidade na programação do tráfego do Canal, maximizando sua capacidade. Além disso, irão minimizar atrasos e aumentar a segurança, permitindo que os navios sejam protegidos em épocas de chuva ou devido a problemas mecânicos. As duas primeiras áreas de atracação foram inauguradas em 23 de outubro de 2020 e a terceira estará disponível em fevereiro de 2021.

          Por outro lado, o Canal do Panamá está realizando dois outros projetos que permitirão agilizar e agregar capacidade à operação. São eles o ancoradouro Peña Blanca no Lago Gatún, que deve ser concluído no início de 2021, e o aprofundamento do ancoradouro "A" em Cristóbal, que está previsto para entrar em operação em janeiro de 2022.

          No Canal, eles estimam que, dada a antiguidade da infraestrutura rodoviária, é necessária uma modernização e manutenção constantes para dar continuidade às operações. O sistema de barragens e vertedouros é um exemplo, foram projetados para o Canal e construídos com uma tecnologia que não existe hoje, por isso precisa ser constantemente modernizado para se adequar aos padrões atuais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário