quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Peru investe em obras portuárias para se transformar em hub da Ásia na América do Sul


 

          Três obras de engenharia portuária foram iniciadas no Peru, com o objetivo de expandir a capacidade do setor, dinamizar a economia e tornar o país a principal ligação comercial entre a Ásia e a América do Sul. Trata-se do porto multifuncional de Chancay e dos terminais concessionados de Salaverry e do sul Muelle del Callao, disse o La República.

          A obra promovida pelo Ministério de Transportes e Comunicações do Peru tem investimento de US $ 1.500 milhões, dos quais US $ 1.100 milhões serão utilizados para completar os US $ 3.000 milhões que custam no total o comissionamento do Porto de Chancay. A estimativa é de que a fase de construção gere 1.500 empregos diretos e 7.500 indiretos.

         Guillermo Bouroncle, gerente geral da Autoridade Portuária Nacional (APN), informou que dentro dos objetivos da construção é transformar Chancay em um pólo regional que ajude a redistribuir a carga de entradas e saídas comerciais de países vizinhos como Colômbia, Chile e Equador , além de ajudar a descongestionar o acesso ao Callao.

         O comissionamento da expansão dos terminais e a construção de Puerto Chancay representam uma possibilidade de crescimento econômico para o Peru e um posicionamento comercial na região, porém, e de acordo com a publicação, países como Colômbia e Chile, que durante o ano passado eles registraram trocas comerciais com a Ásia de US $ 42 bilhões e US $ 38.527 milhões respectivamente, ficarão defasados ​​perante a capacidade logística dos portos de receber cargas superiores às que o Peru terá.

         De acordo com a APN, as obras estão avançando em bom ritmo. A perfuração do viaduto subterrâneo está prevista para começar em abril. O túnel que conecta o complexo de entrada com a zona operacional portuária terá 1,8 quilômetros de extensão e constitui um corredor rodoviário segregado e exclusivo para o tráfego de cargas relacionadas à operação portuária. O terminal terá uma área de operação portuária que inclui docas, quebra-mares, canais de entrada marítima, áreas de armazenamento de granéis e contêineres de carga rodante.

 

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