sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Minfra firma quatro novos contratos de terminais de uso privado no Pará, envolvendo investimentos de mais de US$ 114 milhões


          O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquáticos (SNPTA), assinou quatro novos contratos para operação de Terminais de Uso Privado (TUPs) no estado do Pará: Sabbá Oil, Louis Dreyfus, Cargill e Infrastructure Asset Manager (ABI), com investimento de US $ 114.721.155 para movimentação de cargas como grãos e combustíveis.

          O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquáticos, Diogo Piloni, declarou que “os novos contratos à medida que terminam vão responder às contratações de movimentação de cargas na região, que se tornou um corredor logístico estratégico e em constante crescimento”.

          De fato, a Cargill e a Louis Dreyfus estão localizadas na área de influência da exportação de grãos agrícolas quebrada pela Arco Norte, nos municípios de Rurópolis e Itaituba. Além disso, você será responsável por cabelos sólidos de granéis manuseio. A movimentação total de cargas estimada nas duas pontas é de 6,7 mil toneladas por ano.

          Assim que as petroleiras Sabbá e ABI acabem movimentando combustíveis líquidos a granel, destinados à armazenagem, distribuição e abastecimento regional de combustíveis nas respectivas áreas de influência das instalações dos dois municípios de Itaituba e Santarém. Na região, a navegação fluvial é uma alternativa logística eficiente e segura para o transporte e recebimento de cargas perigosas em grandes volumes.

          O novo alvará para regulamentar o setor portuário, Lei 12.815 / 2013 e Decreto 8.033 / 2013, definindo novos termos para a exploração de dois TUPs, com o objetivo de viabilizar ou acessar recursos privados. O Governo Federal, em dois anos, auxiliou 78 instrumentos com empresas que representam US $ 1.116.507.600 em investimentos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário