segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Expectativa é de impacto positivo no mercado de contêineres com o governo Joe Biden nos EUA


 

          A vitória de Joe Biden e sua ascensão à presidência dos Estados Unidos ocorreram em um momento em que as taxas de navios porta-contêineres estavam, e continuam subindo, com a demanda por navios aumentando globalmente após a quase paralisação das operações no primeiro semestre do ano passado. Depois de experimentar lucros recordes no terceiro e quarto trimestres de 2020, espera-se que o setor de contêineres continue a se recuperar à medida que 2021 avança, relata a VesselsValue.

          Os segmentos com melhor desempenho são os maiores. Com isso, as tarifas dos porta-contêineres Post-Panamax atingiram US $ 36 mil no início de janeiro de 2021, 20% a mais que no mesmo período do ano passado. Também é evidente que as taxas de janeiro de 2021 para os segmentos Sub-Panamax aumentaram 50% em comparação com o mesmo período do ano passado. Essas fortes condições de mercado se espalharam para os segmentos menores (Handysize to Feedermax), que viram as taxas aumentarem desde o início do terceiro trimestre de 2020, mas em um ritmo mais lento do que os segmentos maiores.

          Junto com tarifas saudáveis ​​em todo o setor, as milhas / carga dos navios de contêineres têm crescido em geral nos EUA desde o primeiro trimestre de 2020, atingindo níveis recordes. As milhas / carga combinam as distâncias reais percorridas por cada embarcação e as estimativas dos volumes de carga (número de navios porta-contêineres) para indicar a real demanda por embarcações.

          No início de 2020, devido ao surgimento da Covid-19, as milhas / carga se recuperaram rapidamente após fevereiro de 2020, já que muitos países asiáticos (especialmente a China) contiveram o vírus e reiniciaram suas operações, juntamente com o aumento da demanda nos EUA como bloqueios facilitado devido a quarentenas. Um pico em milhas / frete nos EUA foi observado em outubro, atingindo 17,9 bilhões de TEUs-MN, o que foi 23% superior aos níveis de 2019. Desde então, milhas / frete caíram marginalmente em novembro e dezembro, mas permaneceram altos.

 

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