quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Crise por escassez de contêineres vazios afeta comércio mundial de alimentos


 

          A competição global por carga em contêineres significa que a Tailândia não pode embarcar seu arroz, o mesmo vale para o Canadá e suas ervilhas e a Índia para o açúcar. O transporte de contêineres vazios para a China se tornou tão lucrativo que até mesmo alguns exportadores de soja dos EUA têm que lutar para ter algumas dessas unidades para abastecer seus compradores asiáticos, detalha um relatório da Bloomberg.

          "As pessoas não estão recebendo seus produtos onde precisam", disse Steve Kranig, diretor de logística da IM-EX Global Inc., uma empresa de transporte que lida com cargas que incluem arroz, banana e almôndegas da Ásia para os Estados Unidos. Mas agora ele só pode despachar 2-3 contêineres por semana. "

          O principal problema é que a China, que se recuperou mais rapidamente da Covid-19, reativou sua economia de exportação e está pagando enormes prêmios pelos contêineres, tornando muito mais lucrativo despachá-los vazios do que recarregá-los.

          Há sinais de que o aumento das taxas de frete está disparando o custo de alguns alimentos. Os preços do açúcar branco atingiram seu nível mais alto em três anos no mês passado, e atrasos nos embarques de soja dos Estados Unidos podem significar custos mais altos para tofu e leite de soja para consumidores na Ásia, de acordo com Eric Wenberg, CEO da Specialty Soya and Grains Aliança.

          Embora não seja totalmente incomum para os contêineres transitarem vazios novamente após uma viagem, as companhias de navegação freqüentemente tentam recarregá-los para se beneficiar das taxas de transporte em ambas as direções. Mas o custo do transporte de mercadorias da China para os EUA é quase 10 vezes maior do que na viagem reversa, fazendo com que eles escolham transportar contêineres vazios em vez de carregá-los, de acordo com a Freightos.

          No porto de Los Angeles, o maior dos Estados Unidos em carga de contêineres, três em cada quatro contêineres que retornam à Ásia viajam vazios, em comparação com a taxa normal de 50%, disse o CEO Gene Seroka. Em Vancouver, Canadá, os terminais reduziram o tempo de transporte de contêineres cheios para navios de três dias para apenas sete horas, disse Jordan Atkins, vice-presidente do Grupo WTC.


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