segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Ministra encerra visita ao Egito com abertura do mercado local para os lácteos do Brasil

         A ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, depois de seis reuniões de trabalho com autoridades do governo e empresários locais, encerrou neste domingo,15, a agenda de compromissos oficiais de dois dias no Egito, primeira parada de sua missão ao Oriente Médio. Ela avaliou a viagem como bem-sucedida. No sábado,14, o governo do Cairo anunciou que irá importar produtos lácteos brasileiros, como queijos.
           Os países também iniciaram as tratativas para um convênio entre a Embrapa e centro de pesquisas do Egito. “Vamos assinar um convênio com a Embrapa e também recebemos muitos pedidos de estudos de investimentos em infraestrutura no Brasil, principalmente na área de portos”, disse Tereza Cristina.

          A ministra encaminhará os pedidos ao colega Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, quando retornar ao Brasil. Nas reuniões, no Cairo, foram debatidas redução de tarifas de exportação e padronização de certificados sanitários.
           Neste domingo,15, último dia no Egito, a ministra participou de um seminário na Federação das Câmaras Egípcias de Comércio, onde defendeu a diversificação da pauta comercial agrícola entre Brasil e Egito e destacou o crescimento da agropecuária brasileira com sustentabilidade.
           Tereza Cristina reuniu-se com o ministro da Agricultura e Recuperação de Terras, Ezz el-Din Abu Steit. Eles trataram do processo de importação de uva e alho egípcios e o envio de ovinos e caprinos para o Egito, o que irá beneficiar criadores do Nordeste brasileiro.
           No último compromisso, a ministra teve encontro com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, embaixador Ahmed Abdoul Gheit, na sede da organização. No encontro, ela avaliou que o Brasil tem um caminho promissor com os países árabes. A ministra e o embaixador trataram ainda de projetos de infraestrutura e logística para a segurança alimentar.
           Em 2018, as exportações agropecuárias do Brasil para 22 países árabes e integrantes da Organização para a Cooperação Islâmica, totalizando 55 nações, somaram US$ 16,13 bilhões, o que representa 19% do total das vendas externas do agro brasileiro, percentual superior ao que foi exportado para a União Europeia (16%). Os produtos mais vendidos foram açúcar, carnes, milho, soja e café.
           Estima-se que o comércio agrícola entre Brasil e o mundo árabe pode crescer e chegar a US$ 895 milhões. Os produtos em perspectiva são: soja (farelo e grãos), café verde, açúcar e fumo não manufaturado. A comitiva brasileira seguiu do Cario para a Arábia Saudita. (imagem do Centro Financeiro do Cairo, capital do Egito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário