quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Comissão Europeia nomeia nova responsável para os transportes e quer desenvolvimento sustentável do setor

          A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou nesta-terça-feira, 10, a nova equipe da próxima Comissão Europeia. Além de uma nova estrutura, que passa a contar com oito vice-presidentes e três vice-presidentes executivos, a nova Comissão Europeia tem uma nova responsável pela pasta dos Transportes, a romena Rovana Plumb.
          Atualmente, Plumb é deputada do Parlamento Europeu (vice-presidente do grupo dos Socialistas e Democratas) e foi Ministra do Ambiente e das Alterações Climáticas, Ministra do Trabalho, Ministra dos Fundos Europeus, Ministra da Educação e Ministra dos Transportes.
A portuguesa Elisa Ferreira assume a pasta da Política de Coesão e Reformas. Era atualmente vice-governadora do Banco de Portugal e regressa a Bruxelas para gerir a distribuição dos fundos comunitários.
          Ursula von der Leyen diz que esta equipe irá configurar a Via Europeia. "Vamos adotar medidas decisivas para fazer face às alterações climáticas, reforçar a nossa parceria com os Estados Unidos, definir as nossas relações com uma China cada vez mais assertiva e ser um vizinho de confiança, por exemplo em relação a África", explicou.
          "Esta equipe terá de lutar pelos nossos valores e por normas reconhecidas à escala mundial. Defendo uma Comissão liderada com determinação, claramente centrada nas questões mais prementes e que dê respostas concretas. Uma Comissão equilibrada, ágil e moderna", disse. "Esta equipe tem agora de conquistar a confiança do Parlamento. Será uma Comissão geopolítica empenhada em políticas sustentáveis. Quero igualmente que a União Europeia se torne a guardiã do multilateralismo, pois todos sabemos que temos mais força quando empreendemos em conjunto aquilo que não conseguimos fazer isoladamente,”destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário