O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq),
Mário Povia, disse, nesta terça-feira, 10, acreditar que o desenvolvimento do modal hidroviário vai
ganhar mais relevância dentro do governo após a aprovação do BR do Mar,
programa de estímulo à cabotagem. Ele defendeu a adoção de parcerias
público-privadas para viabilizar os corredores com racionalidade
logística, de forma ambientalmente adequada e visando a integração
regional, sobretudo na região Norte.
"O desafio é transformar
rios navegáveis em hidrovias. O ministério deve se debruçar por aí nessa
nova fase. As hidrovias têm apelo ambiental importante e
desenvolvimento regional forte", disse Povia nesta terça-feira (10),
durante audiência pública na comissão de infraestrutrua do Senado para
prestação de contas da Antaq.
Segundo Póvia, desde a crise hídrica que suspendeu a navegação na
hidrovia Tietê-Paraná em 2014, a Antaq vem participando de reuniões
periódicas junto à Agência Nacional de Águas (ANA) relacionadas ao uso
múltiplo das águas. Relatou que existe um esforço no sentido de que
as usinas hidrelétricas sejam construídas com eclusas. "Temos um passivo
a vencer. Construir eclusas é caro. Precisamos dar um jeito, senão
não conseguiremos viabilizar a navegação o ano inteiro", avaliou.
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