quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Diretor da Antaq acredita que hidrovias terão mais destaque com a BR do Mar

          O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, disse, nesta terça-feira, 10, acreditar que o desenvolvimento do modal hidroviário vai ganhar mais relevância dentro do governo após a aprovação do BR do Mar, programa de estímulo à cabotagem. Ele defendeu a adoção de parcerias público-privadas para viabilizar os corredores com racionalidade logística, de forma ambientalmente adequada e visando a integração regional, sobretudo na região Norte.
          "O desafio é transformar rios navegáveis em hidrovias. O ministério deve se debruçar por aí nessa nova fase. As hidrovias têm apelo ambiental importante e desenvolvimento regional forte", disse Povia nesta terça-feira (10), durante audiência pública na comissão de infraestrutrua do Senado para prestação de contas da Antaq.
          Segundo Póvia, desde a crise hídrica que suspendeu a navegação na hidrovia Tietê-Paraná em 2014, a Antaq vem participando de reuniões periódicas junto à Agência Nacional de Águas (ANA) relacionadas ao uso múltiplo das águas. Relatou que existe um esforço no sentido de que as usinas hidrelétricas sejam construídas com eclusas. "Temos um passivo a vencer. Construir eclusas é caro. Precisamos dar um jeito, senão não conseguiremos viabilizar a navegação o ano inteiro", avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário