Uma das
principais fabricantes de celulose do mundo, a Eldorado Brasil planeja ampliar
suas operações no Porto de Santos, o que inclui ter mais um terminal no
complexo marítimo, dessa vez uma instalação com acesso ferroviário direto e
localizada diante dos berços de atracação. Os planos da empresa, que desde 2015
opera um terminal no Porto de Santos, na região de Outeirinhos, na Margem
Direita, foram destacados pelo gerente-geral de Logística e Operações da
Eldorado Brasil, Flávio da Rocha Costa, nesta segunda-feira (9).
Atualmente, 95% da produção da
Eldorado é exportado. Do 1,7 milhão de toneladas anuais produzidos na planta da
companhia instalada em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, 1,6 milhão de
toneladas anuais seguem para o exterior. Dessa parcela, 70% saem pelo Porto de
Santos e os 30% restantes, por complexos da Região Sul – Itapoá (SC),
Navegantes (SC), São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR).
O desafio para a Eldorado é garantir
o escoamento de suas exportações diante de seu plano mais estratégico. Atualmente,
a empresa prepara a construção de uma segunda linha de produção, um projeto de
R$ 10 bilhões que já tem projeto de engenharia e licença ambiental e permitirá
a entrega de 4,2 milhões de toneladas por ano.
“Nesse novo cenário, para o qual já
estamos nos preparando, temos de ter como escoar essa maior produção. E o Porto
de Santos é decisivo para nossos planos. Termos mais uma área em Santos ao lado
dos berços é fundamental e vital para nosso crescimento. Estamos em um mercado
(da celulose) que cresce até 1,5 milhão de toneladas por ano”, afirmou Flávio
Costa.
O atual terminal da Eldorado,
negociado com a Rishis, ocupa o Armazém XIII (13 externo). Em 2015, quando as
operações da empresa no local tiveram início, ele movimentava 6 mil toneladas
por dia. Hoje, após investimentos em tecnologia, escoa 13 mil toneladas
diárias. Por ele, saem os carregamentos de celulose a granel (soltos). Além da
unidade, a empresa também embarca sua celulose em contêineres em Santos,
operando em três terminais especializados do complexo – Brasil Terminal
Portuário (BTP), Dubai Ports World Santos e Tecon (da Santos Brasil).
Para expandir seus carregamentos, a Eldorado
aguarda a licitação dos futuros terminais de celulose do Porto – o Governo
decidiu implantar nas áreas que eram arrendadas pelo Grupo Libra, na Ponta da
Praia, na Margem Direita, duas instalações dedicadas a essa carga. “Vamos
participar das audiências públicas e analisar os planos do Governo. Mas são
propostas bem interessantes. Serão terminais com acesso ferroviário e com berço,
uma proposta bem atrativa”, afirm
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