quarta-feira, 6 de abril de 2022

Terminal de Lambayeque no Peru receberá US$ 600 milhões em investimentos da sul-coreana Dohwa


O representante da empresa sul-coreana Dohwa Engineering, Jin Man Cheong, visitou a área onde será construído o Terminal Portuário de Lambayeque, no distrito de Puerto Eten, no qual a empresa manifestou interesse em investir US$ 600 milhões. O gerente geral do Governo Regional de Lambayeque, Marty Llontop, e o diretor da Autoridade Portuária Regional (APR), Olivio Huancaruna, também estiveram presentes na ocasião, informou La República.

No local, o representante da empresa sul-coreana tomou conhecimento da situação actual do projecto, manifestando o seu interesse em poder formar um consórcio com outras empresas coreanas e chinesas para apresentar uma iniciativa privada que possa ser avaliada. Além disso, foi-lhe explicado que o futuro porto dispõe de instalações para serviços de exportação de produtos mineiros e agro-industriais, de acordo com estudos económicos e análise da procura.

Atualmente, as importações e exportações de mercadorias no Peru utilizam os portos de Paita e Callao, sendo Lambayeque uma alternativa para a crescente produção de mineração nas montanhas e agronegócio no litoral.

Por outro lado, o governador regional de Lambayeque, Luis Díaz, reuniu-se em Lima com o presidente do conselho de administração da Autoridade Portuária Nacional do Peru, Manuel Hinojosa. A nomeação serviu para agilizar os procedimentos de reativação e credenciamento dos representantes da autoridade portuária de Lambayeque e agendar uma próxima reunião na primeira quinzena de abril.

Luis Díaz, também presidente da Associação Regional de Exportadores (AREX), destacou que é urgente aceitar formalmente os membros do conselho de administração da Autoridade Portuária Regional (APR) para fortalecer as relações comerciais com futuros investidores.

Embora tenha indicado que o conselho de administração é também composto por Ricardo Guimaray, que foi nomeado pela Autoridade Portuária Nacional (APN), assegurou que a integração do presidente da Câmara Municipal de Chiclayo (MPCH), Marcos Gasco, e o Governo Regional de Lambayeque (GRL), que neste caso seria o gerente geral Marty Llontop.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário