segunda-feira, 4 de abril de 2022

Antaq inicia planejamento do processo de licitação de novo terminal de contêineres em Santos

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) iniciou o planejamento do processo de licitação pública e engajamento de stakeholders para desenvolver um novo terminal de contêineres no Porto de Santos. O projeto, chamado "STS10", visa criar uma instalação de contêineres de 46 hectares com um cais de 1.200 metros e capacidade de 1,90 milhão de toneladas/ano.

Analistas adiantam que várias empresas importantes do como o Grupo Maersk (APM Terminals) e a MSC (TIL), têm interesse na concessão para gerir o terminal.

Desde 2013, a APM Terminals e a TIL já controlam conjuntamente (cada uma com 50%) o terminal portuário de Santos (BTP), que tem 1.100 metros de cais com capacidade estimada de 1,50 MTEUs por ano.

O novo terminal de contêineres "STS10" planejado será desenvolvido sob uma concessão de 35 anos e deverá custar pelo menos US$ 456 milhões para ser construído. Ele será construído ao lado da BTP, com uma série de berços de carga geral mais antigos e menores desaparecendo sob a pegada do terminal.

O fato de as principais companhias marítimas, ou seus respectivos grupos operacionais de terminais, serem as principais candidatas à nova concessão santista suscitou preocupações dos operadores que não são subsidiárias de uma companhia marítima. Essas empresas alegam que as companhias marítimas usariam sua posição para desviar sistematicamente o tráfego dos terminais em que não investiram.

Embora as companhias de navegação neguem essa alegação, o governo brasileiro reconheceu que a concentração do mercado e o crescente poder das companhias de navegação eram motivo de preocupação. Notavelmente, a Maersk e a MSC foram impedidas de apresentar uma oferta conjunta para "STS10" e, em vez disso, terão que competir pela concessão. De acordo com a ANTAQ, isso garante que a concorrência entre os terminais de contêineres de Santos permaneça saudável.

 

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