terça-feira, 5 de abril de 2022

Desembarque dos caças suecos Gripen da FAB é concluído com sucesso no terminal da Portonave


Com operação reforçada de segurança e mão de obra, os dois tão aguardados caças Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira (FAB) foram descarregados pela Portonave, em Santa Catarina. O navio holandês Marsgracht, que carregou as aeronaves, partiu do Porto de Norrkoping, na Suécia, e atracou na sexta-feira (1). A operação de descarga foi realizada ao longo de sábado e concluída na madrugada de domingo com êxito pelas equipes operacionais.

Fabricadas pela Saab, empresa criadora de sistemas de segurança aeroespacial, os caças vieram no porão do navio e foram descarregados pelo berço 3 da Portonave. Após o período de liberação aduaneira, foram levados, até o aeroporto, há cerca de 2km do Terminal.

A localização estratégica e as condições favoráveis de segurança estão entre os diferenciais da Portonave para esse tipo de serviço. “O primeiro caça F-39 Gripen chegou pelo Terminal, uma operação complexa que foi um sucesso. Também chegaram por aqui a maior montanha russa da América Latina e a roda gigante instalada em Balneário Camboriú. Tudo isso é possível devido à combinação de uma infraestrutura adequada aliada à qualidade na operação que oferecemos”, destaca o supervisor Comercial da Portonave, Luís Lemos.

A operação para a descarga das aeronaves contou com cerca de 100 profissionais, entre Portonave, Força Aérea, do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de representantes da Saab, do agente de carga DSV, Receita Federal, do Ministério da Agricultura e do Departamento de Trânsito de Navegantes (Navetran).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário