quinta-feira, 28 de abril de 2022

Terminais de contêineres da América Latina apresentam expansão de 5,4% em fevereiro


O Drewry Global Container Port Performance Index (ajustado pelo calendário) caiu para 138 pontos em fevereiro de 2022, queda de 0,7% em relação ao mês anterior, mas o índice foi 2,8% maior na comparação com fevereiro de 2021.

O fechamento de fábricas durante o Ano Novo Chinês desacelerou o crescimento do Índice de Desempenho Portuário da China, que caiu quase 11% em fevereiro de 2022, embora os volumes tenham aumentado 3,4% no comparativo anual.

Espera-se que a reintrodução dos bloqueios do COVID-19 em várias grandes cidades da China afete as taxas de crescimento no curto prazo. Além disso, os tempos de espera dos navios aumentaram consideravelmente em relação a março de 2021, indicando níveis crescentes de congestionamento portuário em toda a região.

A América Latina apresentou um crescimento mensal de 5,4%, embora seu acumulado anual seja de -2,6%. A América do Norte teve o melhor desempenho regional, com crescimento de dois dígitos mensal e anualmente. O índice alcançou um crescimento notável de 31% em relação ao nível pré-pandemia de fevereiro de 2020, apesar do contínuo congestionamento portuário. Pelo contrário, o desempenho do índice dos portos europeus continua a ser medíocre, com um crescimento mensal de 5,3% e um valor acumulado anual de -0,9%, o que se enquadra num quadro de inflação elevada e ascendente que funciona como um entrave ao crescimento econômico.

Notavelmente, os Índices de Desempenho do Porto de Contêineres Globais da Drewry são uma série de taxas de crescimento/diminuição de volume com base em dados de desempenho mensais para uma amostra de mais de 235 portos em todo o mundo, representando mais de 75% dos volumes globais. O ponto base dos índices é janeiro de 2012 = 100. (imagem do Tecon Rio Grande)

 

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