terça-feira, 19 de abril de 2022

Navio Ever Forward é desencalhado depois de um mês preso na lama da baía de Chesapeake, EUA


O porta-contêineres "Ever Forward" foi finalmente reflutuado após uma operação envolvendo duas barcaças e cinco rebocadores do fundo lamacento da Baía de Chesapeake, nos Estados Unidos, um mês depois de encalhar. A manobra bem-sucedida correspondeu à terceira tentativa de resgate e foi concluída após a remoção de cerca de 550 dos 5.000 contêineres que o navio transportava, informou o The Guardian.

Uma vez reflutuado, o "Ever Forward" foi novamente sobrecarregado por tanques de água para garantir uma passagem segura sob a ponte da baía de Chesapeake a caminho de um ancoradouro em Annapolis. Os inspetores marítimos examinarão o casco do navio antes que a Guarda Costeira dos EUA permita que ele retorne ao porto de Baltimore para recuperar os contêineres descarregados.

As autoridades disseram que o acidente não causou danos, ferimentos ou poluição, e a Guarda Costeira não disse o que causou o encalhe do "Ever Forward". Vale ressaltar que o navio ficou preso fora do canal de navegação e não bloqueou a navegação marítima, ao contrário do que aconteceu no ano passado no Canal de Suez com seu navio irmão, o "Ever Given".

As equipes de resgate continuaram a descarregar contêineres do "Ever Forward" até as 22h30 do sábado, 16 de abril. Os contêineres foram colocados em barcaças e levados para o Terminal Marítimo de Baltimore.

Vale lembrar que, após duas tentativas frustradas de liberar o navio de mais de 305 metros de comprimento, especialistas em salvamento determinaram no início deste mês que a descarga de alguns dos contêineres oferecia a melhor chance de reflutuá-lo. As tripulações também continuaram a dragar a uma profundidade de 13 metros ao redor do navio.

O "Ever Forward" estava viajando de Baltimore para Norfolk, Virgínia, quando encalhou em 13 de março ao norte da ponte da baía de Chesapeake. Não está claro se o navio irá recarregar os contêineres retirados antes da manobra de reflutuação ou se será enviado por meios alternativos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário