segunda-feira, 25 de abril de 2022

Alianças globais de armadores perdem protagonismo nas rotas entre Ásia e América do Norte

A Alphaliner contou no dia 1º de abril 702 navios porta-contêineres implantados entre a Ásia e a América do Norte. Esta frota representa uma capacidade total de 5,75 Mteu, o que representa um aumento de 24% face a Abril do ano passado.

Duas tendências podem ser claramente identificadas nesta rota nos últimos doze meses: As companhias marítimas moveram mais navios para os serviços da Costa Leste dos EUA (USEC). e a participação de mercado combinada das três principais alianças caiu de 82,2% para 67,7%.

Este último não é apenas consequência dos muitos recém-chegados à rota (que agora controlam conjuntamente 2,7%) e do forte aumento dos chamados extra loaders. Também se deve ao fato de que a MSC e a Maersk foram, de longe, as operadoras que mais cresceram, com ambas lançando vários serviços independentes que estão fora do escopo de seu acordo sob a aliança 2M.

A capacidade total de todos os navios implantados nos serviços Ásia-USEC aumentou 28,1% em relação ao ano anterior, o que compara com um crescimento de 20,5% para a rota entre a Ásia e a costa oeste da América do Norte (USWC).

De acordo com Alphaliner, Evergreen, CMA CGM, Cosco, ZIM, Maersk e MSC aumentaram coletivamente sua capacidade na rota Ásia - USEC entre 20% e 44%. Enquanto isso, ONE e Yang Ming são as únicas linhas de navegação operando com menos capacidade nesta rota devido a uma reorganização de tonelagem dentro da THE Alliance. No geral, a THE Alliance aumentou a capacidade em 15,7% neste itinerário.

A Maersk ultrapassou a CMA CGM e a Cosco como a maior trader de tonelagem entre a Ásia e a América do Norte. É o principal fornecedor de navios para a aliança 2M para os serviços Asia-USEC que exigem até o dobro de navios que os serviços para o USWC, devido à maior distância de navegação.

O crescimento anual de 38,7% da Maersk deve-se ao lançamento do serviço separado Ásia - USEC 'TP20', bem como dos serviços 'TPX' e 'TP28' para o USWC. A Maersk aumentou sua capacidade nos serviços 2M Ásia - América do Norte em 11,5%, enquanto sua capacidade para carregadores extras e serviços não 2M cresceu em colossais 14.660 para 201.260 TEUs.

Deve-se notar que os navios operados pela ZIM ou SM Line não estão incluídos no valor de 2 milhões, pois ambas as linhas de navegação finalizam seus VSAs [Acordo de Compartilhamento de Embarcações] com a Maersk e a MSC este mês.

 

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