quinta-feira, 28 de abril de 2022

Cadeia logística de Xangai entra em colapso devido ao confinamento imposto pelas autoridades chinesas

No dia 20 de abril, em frente ao porto de Xangai e na área marítima compartilhada com o terminal vizinho de Ningbo, 230 navios porta-contêineres aguardavam por atracadouros em decorrência dos atrasos sofridos pela cadeia logística da cidade, causados ​​pelo confinamento imposto pelas autoridades chinesas. O número representa um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Bloomberg.

Por outro lado, os contêineres aguardam no porto por uma média de 12,1 dias antes de serem recolhidos por um caminhão e entregues a destinos no interior, de acordo com o Project44. O intervalo em 18 de abril foi quase o triplo dos 4,6 dias de 28 de março.

A ONE em mensagem aos seus utilizadores informou que a situação atual do Covid-19 em Xangai e as restrições que foram impostas para travar a propagação do vírus afetaram o terminal e as suas operações, e forneceu recomendações para facilitar as mudanças de destino.

Fabricantes de automóveis e eletrônicos no centro financeiro da China retomaram gradualmente as operações à medida que as autoridades incentivam o uso de sistemas de circuito fechado, nos quais os trabalhadores vivem em suas fábricas. No entanto, aumentar a produção após um fechamento não é um processo da noite para o dia. A Tesla reiniciou sua operação em Xangai após um desligamento de três semanas, embora não se saiba por quanto tempo a fábrica poderá operar com um suprimento limitado de componentes.

Mais ao norte, em Shenzhen, a escassez de caminhões prejudicou os esforços para fornecer insumos importantes para fábricas e transportar mercadorias como carros e eletrônicos para navios. Wang Xin, diretor da Associação de Comércio Eletrônico Transfronteiriço da cidade, disse que, embora o bloqueio naquele centro de tecnologia tenha durado apenas uma semana, “muitos vendedores estão enfrentando um atraso de entrega de um mês”.

Foi observado que os produtos a partir do momento em que estão prontos para sair de uma fábrica asiática levam em média 111 dias para chegar a um armazém nos EUA, perto do recorde de 113 estabelecido em janeiro e mais que o dobro de 2019, segundo a Flexport Inc. A viagem para o oeste até a Europa leva ainda mais tempo: quase um recorde de 118 dias.

 

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