quarta-feira, 8 de junho de 2022

Programa Nacional Ferroviário do México prevê 15 projetos para transporte de cargas e passageiros


O Programa Ferroviário Nacional do México 2022 considera 15 projetos, distribuídos em 17 estados para acelerar o movimento de passageiros e cargas em: Nuevo León, Coahuila, Durango, Aguascalientes, Jalisco, Querétaro, Guanajuato, Cidade do México, Estado do México, Oaxaca, Tabasco, Veracruz, Chiapas, Campeche, Quintana Roo, Yucatán e Sinaloa, informou a Info-Transportes.

Destes, seis estão em processo, quatro estão prestes a iniciar e cinco estão em estudo. Calcula-se um investimento de mais de US$ 34.318 milhões para seu desenvolvimento, o que representaria um acréscimo de 4.413 quilômetros (km) na Rede Ferroviária Nacional.

A lista é encabeçada pelo Trem Interurbano México-Toluca, um empreendimento de 58 quilômetros cujo investimento chega a US$ 4.596 milhões. Este projeto, que iniciou sua construção durante o governo de Enrique Peña Nieto, em 2014, já supera o dobro do investimento estimado naquele ano em US$ 1.736 milhões. Segue-se o Ramal Lechería - AIFA, com 23 km (Tultitlán-Xaltocan), que se prevê como extensão do Comboio Suburbano que actualmente opera entre Buenavista e Cuautitlán.

Mais tarde, o Trem Maia, um dos projetos emblemáticos do presidente do México Andrés Manuel López Obrador, para o desenvolvimento de 1.500 quilômetros de trilhos e um orçamento alocado de US$ 11,7 milhões, que esteve envolvido em controvérsias e até mesmo uma parte de sua construção, dia 5, foi suspensa por um juiz.

O projeto Medias Águas - Salinas Cruz (responsável pela Ferrovia Istmo de Tehuantepec), quarto da lista, tem uma extensão de 212 km; seguido pelo Bypass para Celaya, 46 km; e o Bypass Oriente de Monterrey, com 21 km (estes dois últimos são privados).

 

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