quinta-feira, 2 de junho de 2022

Cidade de Xangai retoma operações logísticas com o desbloqueio gradativo das atividades econômicas

As remessas de Xangai caíram 25% em abril, devido aos bloqueios devido ao COVID-19, uma quantidade não pequena. Agora teremos que esperar o impacto nos portos de Los Angeles e Long Beach (LA-LB), quando, a partir de 1º de junho, uma onda de contêineres e navios começar a ser liberada, assim como as companhias marítimas voltaram a implementar programas de navegação em branco e quando existe a possibilidade de os estivadores do ILWU decidirem iniciar paralisações de trabalho durante suas negociações trabalhistas.

De acordo com Jonh Monroe, analista da indústria, marítimo, portuário e de logística, o congestionamento no porto de Xangai diminuiu um pouco, mas os horários dos navios ainda mostram muitos atrasos. No interior, a capacidade de transporte rodoviário se recuperou, algumas áreas perto de Xangai, como Taicang, Zhangjiagang e Changshu, ainda estão bloqueadas devido ao ressurgimento da epidemia que cria problemas na consolidação de contêineres. Além disso, alguns pátios de contêineres ainda são afetados pelas dificuldades de embarque/desembarque de contêineres no porto.

Neste contexto, a cidade de Xangai inicia hoje o seu processo de reabertura, juntando-se às empresas da cidade anteriormente autorizadas, o que deverá resultar num maior fluxo de contentores para o porto. No entanto, as companhias marítimas estão prontas e dispostas a aceitar reservas? questiona Monroe, que estima que a opção que tomaram é exatamente o contrário: “os principais operadores estão à procura de taxas para regressar aos níveis de 2021”, indica.

 

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