sexta-feira, 10 de junho de 2022

Evergreen alcança margem operacional de 68,6%, a maior entre as companhias de navegação no último trimestre

As margens operacionais médias das companhias marítimas aumentaram novamente no primeiro trimestre de 2022. Isso, depois que oito das dez principais melhoraram seu desempenho em comparação com os últimos três meses do ano, informa a Alphaliner.

As principais operadoras agora geram uma margem de 57,4%, abaixo da média de apenas -0,2% na década anterior à pandemia. O resultado indica que as companhias marítimas obtêm um retorno antes de juros e impostos de 57 centavos por dólar de vendas, com algumas gerando quase 70 centavos por dólar.

Todas as operadoras relataram margens maiores no último trimestre, com exceção da Wan Hai Lines e ZIM. Contrasta com o trimestre anterior, quando o resultado coletivo permaneceu praticamente estático, em média de 55,4% ante 55,6% no terceiro trimestre de 2021.

A Evergreen Marine Corp (EMC), de Taiwan, que recentemente ultrapassou a ONE como a sexta maior linha de navegação do mundo, foi coroada vencedora no último trimestre com uma margem operacional de 68,6%, ligeiramente superior ao trimestre anterior, 68,1% da Yang Ming. As duas operadoras relataram consistentemente as duas margens mais fortes nos últimos cinco trimestres.

Um aumento na lucratividade operacional também foi observado na ONE, que registrou uma margem de 62,0% no último trimestre, a quarta maior, enquanto Wan Hai e ZIM viram suas margens diminuir gradualmente.

A Hapag-Lloyd também registrou um trimestre forte, com margem de 53,5%, superando a CMA CGM e a Cosco, que em geral superaram a linha de navegação alemã. Por outro lado, a Cosco Shipping viu sua lucratividade relativa diminuir desde o início da pandemia e teve o pior desempenho entre os principais operadores de navios porta-contêineres.

Para a Alphaliner resta saber se a última margem de lucro de 57,4% marca um pico para o setor. Revelando seus últimos registros de maio, a Hapag-Lloyd disse que espera obter os resultados do segundo trimestre "ligeiramente abaixo" do período que acabou de desaparecer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário