segunda-feira, 6 de junho de 2022

Estatal argentina Enarsa vai importar mais 13 carregamentos de GNL para reforçar oferta no inverno

A estatal Enarsa oficializou esta semana um novo concurso para importar mais 13 carregamentos de Gás Natural Liquefeito (GNL) para reforçar a oferta de gás para os meses de inverno. Da programação incluída pela empresa pública, verifica-se que a grande maioria destes petroleiros chegará durante o mês de agosto. Apenas um tem chegada prevista para 20 de julho, para complementar o abastecimento de gás do próximo mês, informa Econojournal.

A Enarsa licitou nove carregamentos de GNL para o terminal de regaseificação de Escobar, que no máximo pode atender 10 navios-tanque por mês. Devido à profundidade do Rio Paraná, são cargas menores de cerca de 2,1 milhões de MMBTU (milhão de BTU). Enquanto os quatro restantes desembarcarão no terminal Bahía Blanca, que pode receber navios de maior volume (cerca de 3,1 milhões de MMBTU), de acordo com as especificações.

Em 17 de maio, a Enarsa lançou uma licitação para a compra de 13 embarques de GNL para o mês de julho. Os preços dessa certificação rondavam os 25 dólares. Estima-se que os deste concurso estejam localizados em faixa similar. A apresentação das ofertas econômicas ocorrerá ao meio-dia do dia 24 de junho. Os vencedores serão anunciados dois dias depois.

Os maiores comerciantes de gás do mundo estão lutando por embarques de gás natural liquefeito (GNL), depois que as sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia causaram uma reformulação dos fluxos globais de energia.

Proprietários e comerciantes de navios-tanque de GNL dizem que o interesse foi antecipado por empresas como a britânica Shell, a francesa TotalEnergies e a chinesa Unipec para garantir capacidade suficiente para transportar o combustível durante a temporada de pico de demanda, informa o Financial Times.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário