sexta-feira, 4 de março de 2022

Mercado europeu de bunkers está cauteloso com o combustível da Rússia, esperando preços altos e fornecimento apertado

Os players do mercado de bunkers em toda a Europa ficaram cautelosos em obter combustível da Rússia após sua invasão militar tardia da Ucrânia, com muitos esperando um fornecimento mais apertado e preços mais altos de combustível após as sanções impostas à Rússia, relata a S&P Global Platts.

Embora o comércio de petróleo com a Rússia não esteja sujeito a sanções por enquanto, alguns bancos russos foram banidos do sistema de pagamentos internacionais SWIFT e as empresas usam os bancos como intermediários para transações, cartas de crédito e serviços de compensação.

A maioria dos fornecedores de bunkers disse que adotou uma abordagem de esperar para ver para comprar petróleo russo.

"Qualquer fornecedor ou comprador prudente baseado em países sancionados não comprará petróleo russo", disse um trader. "Muitos comerciantes deixaram de comprar bunkers da Rússia devido à invasão. Isso causará grandes problemas porque, embora a Rússia tenha aliados na China, Arábia Saudita e América do Sul, a maior parte da indústria naval russa está sediada na UE."

As tensões em todos os tipos de combustível nos portos de Gotemburgo, Skaw, Hamburgo e Gdansk são esperadas nas próximas semanas, com menos petróleo russo fluindo pela Europa, segundo as fontes.

A Rússia é a principal fonte de bunker nos portos. Hamburgo importou 822.000 toneladas de óleo combustível russo em 2021, enquanto Gotemburgo importou 366.000 toneladas no mesmo período, segundo dados da Kpler.

“Podemos esperar alguns atrasos na obtenção do produto, mas a questão é quando”, diz um fornecedor de bunkers de Roterdã. "Talvez na próxima semana ou assim ou na próxima."

Alguns fornecedores tomaram a decisão de parar de organizar cargas na região, pois a demanda por bunkers caiu nos portos russos de São Petersburgo e Novorossisk.

“Tomamos a decisão de parar de consertar cargas em Novorossisk [Rússia, Mar Negro] e não enviaremos mais combustível para lá como está”, disse um fornecedor de bunker. Novorossisk exportou cerca de 5,63 milhões de toneladas de óleo combustível em 2021, segundo Kpler.

Por outro lado, espera-se que a exclusão de alguns bancos russos do sistema de pagamento SWIFT por aliados ocidentais cause um declínio ainda maior na demanda por combustível russo.

SWIFT permite transferências de dinheiro entre bancos. Todas as transações de um banco estrangeiro que são em dólares americanos devem passar pelo sistema SWIFT, portanto, as transações de petróleo precificadas em dólares americanos precisam usá-lo.

 

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