sexta-feira, 11 de março de 2022

Guerra na Ucrânia e sanções ocidentais contra exportações russas impactam preços do petróleo e afetam custos dos bunkers

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia e as sanções ocidentais contra as exportações russas de petróleo impactaram os preços do petróleo e afetaram os preços dos bunkers. Dessa forma, os clientes das companhias marítimas terão que se preparar para um aumento de custos nas tarifas de transporte de contêineres como resultado da aplicação do Bunker Adjustment Factor (BAF).

Assim, o preço do óleo combustível com muito baixo teor de enxofre (VLSFO) em Fujaira (EUA) disparou na segunda-feira, 7 de março, US$ 76,50/t para US$ 1.000, segundo o Ship & Bunker Pricing. Esse nível é quase o dobro dos US$ 532,50/t registrados no hub do Oriente Médio no ano passado na mesma data. Enquanto isso, o óleo combustível com alto teor de enxofre (HFO) também aumentou, US$ 34,50/t, para US$ 692.

No porto de Roterdã, subiu 14% em 7 de março, para US$ 945/t, depois de subir mais de 14% na semana anterior, para US$ 828,50 na sexta-feira, 4 de março. Os preços em Houston subiram 10,4% de 852 para US$ 933,50/t.

Na segunda-feira, 7 de março, o preço médio mundial do VLSFO subiu US$ 74/t, para US$ 962,50. Na terça-feira, 8 de março, eles subiram 24,50/t para US$ 987/t, acima dos US$ 536/t de um ano atrás.

Lars Jensen, CEO da consultoria Vespucci Maritime, em um post no LinkedIn em 8 de março observou que "as linhas de envio podem aumentar as sobretaxas como de costume e alimentar os sentimentos dos remetentes, que já estão muito acalorados, sobre o manuseio de preços e conluio oculto, em um passo para salvaguardar o desempenho financeiro espetacular já previsto para 2022" ou "remover (ou congelar) o BAF em um esforço para começar a consertar as coisas com os remetentes em antecipação a um futuro normal em que os relacionamentos com os clientes comecem a importar novamente quando os navios não estiverem completamente cheio.

 

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