terça-feira, 15 de março de 2022

Maersk e MSC aceleram expansão da capacidade da Rota Transpacífico com serviços à margem das alianças

Houve três anúncios de novos serviços nas duas principais rotas leste-oeste, enquanto os reguladores dos EUA examinam a concorrência nas rotas. A TS Lines lançará um serviço Extremo Oriente - Norte da Europa, enquanto a Sea Lead Shipping e a ZIM anunciaram novos serviços Ásia - USEC, aumentando a presença de transporte fora da poderosa aliança, relata Alphaliner.

A participação de mercado combinada de transportadoras não aliadas na rota Ásia e América do Norte já aumentou de 8,5% em janeiro de 2021 para 12,5% hoje. Assim, a capacidade média semanal dessas companhias marítimas, que inclui players independentes como Wan Hai Line, ZIM e Matson, além de recém-chegados à rota, aumentou 88,2% desde o início do ano passado.

A capacidade semanal média entre a Ásia e a América do Norte agora é de quase 673.000 TEUs, um aumento de 27,6% em relação ao início de 2021. As companhias marítimas não aliadas adicionaram coletivamente 39.300 TEUs por semana.

No entanto, a maior injeção de capacidade veio da Maersk (+61,7%) e MSC (+38,3%), que juntas adicionaram 64.500 vagas por semana. Isso não aumentou a participação de mercado da aliança 2M, pois a capacidade adicional foi amplamente adicionada ao mercado por meio do lançamento de serviços autônomos.

A situação é muito diferente em latuta entre a Ásia e a Europa, onde as três mega-alianças ainda enfrentam concorrência limitada da China United Lines (CULines), Ellerman, Kalypso Compagnia di Navigazione (Rifline) e alguns navios ad hoc adicionais. A capacidade média semanal das operadoras não aliadas é de apenas 1,1%.

Para a Alphaliner, não há dúvidas de que os recém-chegados à rota Transpacífico conquistaram participação de mercado das grandes alianças. Os membros da Ocean Alliance COSCO/OOCL, CMA CGM e Evergreen ainda têm uma participação de mercado combinada de 35,6% no comércio Ásia-América do Norte, mas isso está abaixo dos 39,5% no início de 2021.

E embora essas mesmas companhias tenham aumentado sua capacidade em 14,9% neste período, esse número permanece abaixo da média de 27,6% de crescimento do mercado.

O crescimento médio semanal da capacidade para os quatro membros da THE Alliance na rota Ásia - América do Norte foi limitado a 7,1%. A participação de mercado combinada da Hapag-Lloyd, ONE, HMM e Yang Ming agora é de 23,3%, acima dos 27,7% de janeiro do ano passado

 

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