quinta-feira, 31 de março de 2022

Confinamento em xangai pode provocar efeitos colaterais na cadeia de suprimentos em todo o mundo


Embora a dura quarentena aplicada pelas autoridades chinesas em Xangai não envolva o porto, que continuará operando 24 horas por dia (exceto em caso de clima extremo), não está claro qual será o impacto do novo cenário na fila de navios à espera de um porto de escala. No entanto, para a VesselsValue, gerentes e analistas da cadeia de suprimentos em todo o mundo já devem começar a evitar efeitos colaterais.

A quarentena em Xangai está sendo aplicada em duas fases: o lado leste da cidade ficará fechado até sexta-feira, 1º de abril, e o lado oeste ficará fechado de 1º a 5 de abril. A estratégia visa minimizar as interrupções na fabricação e no comércio. Eventos anteriores em Shenzhen sugerem que, com os portos abertos, é improvável que os impactos sejam tão graves quanto o fechamento de Yantian há um ano, que criou um acúmulo significativo de navios e aumentou fortemente as taxas oceânicas.

No entanto, isso não significa que a medida seja isenta de impactos negativos. De fato, espera-se o fechamento de muitos centros de armazenamento, a queda na fabricação e a grave interrupção do transporte rodoviário de entrada e saída da cidade, o que pode causar uma queda significativa na disponibilidade de mercadorias e embarques nos terminais. Assim, com estradas, pontes e túneis bloqueados entre as áreas de Pudong e Puxi até 5 de abril, a Maersk antecipou que "o serviço de caminhões dentro e fora de Xangai será seriamente afetado em 30%". Como resultado, "haverá um prazo de entrega mais longo e um possível aumento nos custos de transporte, como taxa de desvio e taxa de via expressa", acrescentou.

Os dados da VesselsValue mostram um aumento de quase cinco vezes no número de navios esperando para carregar ou descarregar em Xangai nas últimas duas semanas e meia, e embora o congestionamento no principal porto chinês seja muitas vezes pior nesta época do ano, o recente aumento é muito maior do que 2021 e níveis sazonais normais. Por segmento, o aumento do congestionamento deve-se aos graneleiros, seguidos dos navios-tanque. Pelo contrário, o consultor conta em 30 de março seis navios porta-contêineres a menos na fila do que em 9 de março.

 

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